A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) realizou na quarta-feira (17) uma solenidade em reconhecimento a instituições e profissionais que atuam na educação inclusiva no Estado. O evento reuniu diretores e presidentes de APAEs, organizações que atendem pessoas com deficiência e entidades vinculadas à Federação Estadual das Instituições de Reabilitação do Paraná (Febiex/PR). O plenário esteve lotado e contou com apresentações artísticas realizadas por alunos atendidos nas instituições.
O deputado Pedro Paulo Bazana (PSD), responsável pela proposição da homenagem, destacou a importância do trabalho desenvolvido pelas entidades especializadas. Ele também lembrou que recentemente apresentou o Projeto de Lei nº 1661/2025, que propõe incluir o Congresso das APAEs do Paraná no Calendário Oficial de Eventos do Estado.
O Paraná possui atualmente 330 APAEs, que atendem cerca de 40 mil alunos. Durante a solenidade, o presidente da Federação das APAEs do Paraná (Feapaes), Alexandre Botareli Cesar, ressaltou que a homenagem reconhece o trabalho das equipes, voluntários, diretorias e professores envolvidos no atendimento às pessoas com deficiência.
Entre as homenageadas esteve Susana Hauselmann, diretora da APAE de Novo Itacolomi. Ela participou da cerimônia acompanhada de Flávia Felisbino, que representou a presidente da associação, Francislaine Martins.
A administração municipal de Novo Itacolomi, representada pelo prefeito João Pedro Magon, pelo vice-prefeito João Lima e pela Câmara de Vereadores, manifestou felicitações às representantes da entidade pela homenagem recebida.


