
O Destacamento da Polícia Militar (DPM) de Novo Itacolomi, em parceria com o Conselho Tutelar, realizou nesta terça-feira (8) uma ação de conscientização voltada ao combate da venda de cigarros eletrônicos para menores de idade. A campanha teve como foco principal orientar comerciantes sobre os riscos do uso desses dispositivos por crianças e adolescentes.
Conhecidos como “vapes” ou “pods”, os cigarros eletrônicos têm ganhado popularidade, sobretudo entre o público jovem. No entanto, a comercialização, importação e propaganda desses produtos são proibidas no Brasil desde 2009 por determinação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
Durante a ação, foram reforçadas as orientações previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que proíbe a venda de produtos que possam causar dependência química a menores de idade. Segundo o subtenente Edvaldo, comerciantes flagrados vendendo cigarros eletrônicos estão sujeitos a sanções administrativas e criminais, como multas, apreensão dos produtos e, em alguns casos, até prisão.
A iniciativa busca reduzir o acesso de adolescentes a substâncias nocivas e reforçar o papel da comunidade na proteção da saúde e do desenvolvimento dos jovens.