A Meta, empresa-mãe do Instagram, anunciou novas medidas para proteger os jovens de chantagens com fotos íntimas. Será implementado um “controlador de nudez” por defeito para contas de menores, desfocando imagens de natureza sexual enviadas por mensagens e limitando interações com possíveis chantagistas.
Mensagens de conscientização sobre sextorsion serão enviadas tanto ao remetente quanto ao destinatário das imagens. Contas identificadas como potenciais fontes de chantagem terão suas interações com menores limitadas, incluindo restrições ao envio de mensagens privadas e acesso limitado aos seguidores dos menores. A Meta também irá alertar os jovens sobre potenciais chantagistas e fornecerá acesso a recursos de apoio.
Essas medidas serão testadas na América Central e Latina antes de serem aplicadas globalmente. A Meta já havia anunciado medidas anteriores para melhorar a proteção de usuários jovens, incluindo a necessidade de permissão explícita dos pais para certas ações na plataforma. A Comissão Europeia está investigando várias empresas, incluindo a Meta, sobre medidas de proteção à saúde física e mental dos menores.