Aposentados e pensionistas do INSS que recebem mais de um salário mínimo começam a receber o abono de fim de ano nesta quinta-feira. O décimo terceiro dos aposentados, pago geralmente no fim do ano, foi antecipado pelo Governo e será pago em duas parcelas, para quem recebe acima do mínimo, a primeira parcela será paga junto com o benefício do mês de junho, a segunda será depositada seguindo o calendário de junho.
O INS realiza os depósitos seguindo o último dígito do NIS, o número de identificação social. Nesta quinta, primeiro de junho, recebem os aposentados com final 1 e 6 do benefício. Na sexta, 2 de junho, recebem aposentados com final 2 e 7 do NIS.
Os pagamentos retornam no dia 5, segunda-feira, para aposentados com final 3 e 7 do benefício, no dia seguinte recebem aposentados com NIS final 4 e 9. Por último, no dia 7 de junho, o INSS deposita para aposentados com final 5 e 0 do benefício.
O Governo Federal estima que com a antecipação do décimo terceiro para aposentados e pensionistas do INSS será injetado na economia mais de 60 bilhões de reais. Outra informação importante é que o abono para quem recebe mais de um salário mínimo será pago já com o reajuste de 5,93%, com base no índice nacional de preços ao consumidor, o INPC.