A dor durante a evacuação é uma queixa comum. Cerca de 50% da população terá alguma condição no ânus ou no canal anal durante a vida, entre elas estão as hemorroidas, fissuras e fístulas anais, etc., e todas essas têm como sintomas a dor ao evacuar.
Mas como diferenciar uma doença da outra? O exame físico durante a consulta é fundamental e se conseguir relatar outras características além da dor para evacuar, isso também pode ajudar muito a entender o problema.
Existem várias causas para essa dor, sendo elas:
- Constipação intestinal, a dificuldade para evacuar com fezes grossas e endurecidas ao passar pelo canal anal causam a dor ou desconforto;
- Hemorroidas, que podem estar associadas a sangramento;
- Fissura anal, que é um corte na borda do ânus;
- Abscesso anal, uma infecção na região ao redor do ânus que causa uma dor constante que piora ao passar dos dias e que pode gerar vermelhidão no local e febre, nesse caso, deve-se procurar imediatamente o pronto-socorro pois o tratamento é cirúrgico;
- Fístula anal, que pode resultar na saída de pus ou fezes por outro local próximo ao ânus;
- Câncer anal, embora seja raro;
- Proctalgia fugaz, causada por dores súbitas e intensas da musculatura do ânus, como uma cãibra;
- Endometriose, que pode piorar a dor durante o período menstrual, mas além desse sintoma pode haver cólica menstrual intensa, dor na relação sexual, dor ao evacuar.
O diagnóstico da causa da dor durante a evacuação envolve exame físico e histórico clínico e o tratamento vai depender da causa da dor, pois para cada caso é exigido um cuidado específico.
Se sente dor ao evacuar de forma constante ou recorrente, procure imediatamente um médico.
Para mais informações, assista ao vídeo no canal Doutor Ajuda.
Fonte: Brasil 61