12 cidades que pertence a região do Vale de Ivaí receberam nesta quarta-feira (29), caminhões que integram a Patrulha Ambiental, da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest). São 02 Caminhões Baú; 02 Compactador; 03 Limpa-Fossa; 06 Caminhões Pipa; e 03 Caminhões Poliguindaste.
Esses veículos fazem parte dos 208 veículos da Patrulha Ambiental, que serão distribuídos para os 150 municípios do Paraná. O investimento é de R$ 60 milhões, oriundo dos recursos depositados pela Petrobras no Fundo Estadual do Meio Ambiente (FEMA), devido a uma indenização por um acidente ambiental há mais de 20 anos no Rio Iguaçu. Foram entregues 37 caminhões baú; 29 compactadores; 28 limpa-fossa; 82 caminhões pipa; e 32 caminhões poliguindastes.
Confira os municípios do Vale do Ivaí contemplados:
Caminhão-pipa: Borrazópolis, Jardim Alegre, Kaloré, Lunardelli, Ortigueira e Rio Branco do Ivaí.
Caminhão poliguindaste: Barbosa Ferraz, Grandes Rios e Nova Tebas.
Caminhão limpa-fossa: Barbosa Ferraz, Manoel Ribas e Ortigueira.
Caminhão compactador: Bom Sucesso e Corumbataí do Sul.
Caminhão baú: Barbosa Ferraz e Rio Branco do Ivaí.
Os caminhões pipa serão utilizados para higienização, irrigação, combate a incêndios florestais e abastecimento de água, em especial para propriedades rurais que sofrem com a seca prolongada. Os compactadores de lixo são responsáveis por reduzir o volume dos resíduos que são coletados pela equipe de colaboradores da prefeitura ou das empresas terceirizadas que fazem o trabalho. Os de coleta seletiva auxiliam o município na coleta domiciliar de materiais recicláveis para posterior separação e destinação correta.
Os caminhões caçamba + poliguindastes auxiliam os municípios em serviços adequados de coleta e destinação final dos resíduos de construção civil e outros pequenos geradores. E o caminhão limpa-fossa auxilia na limpeza no esgotamento sanitário de comunidades rurais, desobstrução do esgoto nas vias e na drenagem pluvial e encaminhamento destes efluentes a locais de tratamento e destinação ambientalmente correta.