Mulheres iranianas poderão assistir a jogos de futebol masculino em estádios após proibição de 40 anos

Reprodução/Placar

O presidente da Federação Iraniana de Futebol, Mehdi Taj, anunciou no domingo (09), que as mulheres do Irã poderão finalmente assistir aos jogos de futebol masculino em estádios. Essa medida marca o fim de uma proibição que durou por mais de 40 anos. Durante uma cerimônia de sorteio de jogos transmitida ao vivo, Taj declarou: “Uma das principais características desta temporada é que as mulheres poderão entrar nos estádios”.

A república islâmica do Irã impôs a proibição de acesso de mulheres aos jogos de futebol masculino há décadas, com apenas algumas exceções permitidas. Influenciados pelas opiniões religiosas que desempenham um papel-chave nas decisões tomadas no país, os líderes acreditavam que as mulheres deveriam evitar ambientes masculinos e não deveriam ver homens usando roupas esportivas, como shorts.

No entanto, Taj enfatizou que alguns estádios nas cidades de Isfahan, Kerman e Ahvaz estão “prontos” para receber mulheres durante os jogos. É importante destacar que nenhum estádio em Teerã, a capital do país, foi mencionado. Em agosto de 2022, as mulheres foram autorizadas, excepcionalmente, a assistir a um jogo do campeonato de futebol em Teerã. Anteriormente, em outubro de 2019, cerca de 4.000 mulheres iranianas puderam testemunhar o jogo de classificação do Irã para a Copa do Mundo de 2022 contra o Camboja, no Estádio Azadi, em Teerã, pela primeira vez desde a revolução de 1979.

Essa decisão vem como resposta à pressão crescente enfrentada pelo Irã para permitir que as mulheres entrem nos estádios. O incidente trágico envolvendo a torcedora Sahar Khodayari em 2019, que se imolou por medo de ser presa depois de tentar assistir a um jogo disfarçada de homem, gerou uma indignação generalizada e chamou a atenção do mundo para a questão da proibição das mulheres nos estádios de futebol.

Com o anúncio do presidente Taj, as mulheres iranianas agora terão a oportunidade de participar da atmosfera vibrante dos jogos de futebol masculino. Essa mudança representa um passo importante em direção à igualdade de gênero no país e uma maior inclusão das mulheres no esporte. Espera-se que essa nova medida seja bem recebida e que mais oportunidades sejam criadas para que as mulheres iranianas participem de eventos esportivos no futuro. O campeonato masculino, com a participação de 16 equipes, está programado para começar em agosto, trazendo uma nova era de igualdade e inclusão nos estádios de futebol do Irã.

Com informações da repórter Malu Baccarin e Jovem Pan

PLANTÃO DE INFORMAÇÕES

Aconteceu algo e quer compartilhar? Envie para nós!

Estamos nas redes sociais
Coloque o seu melhor e-mail e receba nossas atualizações

Ao repostar nosso conteúdo, dê os devidos créditos.