Uma moradora da zona rural de Ivaiporã foi alvo de uma tentativa de estelionato na noite desta segunda-feira (8). O caso foi registrado na sede da 6ª Companhia Independente de Polícia Militar de Ivaiporã pela vítima, residente no Sítio Santa Luzia.
Os criminosos utilizaram o conhecido “golpe do falso advogado”. Inicialmente, uma pessoa ligou se passando pela defensora da vítima, alegando ter boas notícias sobre um processo contra o INSS. Em seguida, um homem fingindo ser servidor do Superior Tribunal de Justiça (STJ) citou dados reais da ação judicial, convencendo a mulher a participar de uma chamada de vídeo que durou cerca de 30 minutos.
O golpe consistia no envio de links para pagamento via PIX, sob a justificativa de “confirmação de conta”. Como os links apresentaram erro ao serem acessados, a moradora desconfiou e entrou em contato com o escritório de advocacia oficial, confirmando que se tratava de uma fraude. O boletim de ocorrência foi encaminhado à Polícia Civil.
Alerta
A modalidade criminosa tem feito vítimas em diversas regiões. Recentemente, a presidente da OAB Ivaiporã, Christiane Singh Bou Khezam, alertou sobre o golpe em entrevista ao repórter Ronaldo Senes, orientando a população a sempre checar a veracidade das informações diretamente com seus advogados antes de qualquer transferência financeira.


