Na noite de terça-feira (25), às 19h50, a equipe ROCAM, durante patrulhamento pela Praça Interventor Manoel Ribas, no centro de Apucarana, avistou uma motocicleta Honda ML de cor vermelha, conduzida por um homem com uma mulher na garupa. A motocicleta chamou a atenção da equipe por estar com uma placa no estilo Mercosul, porém no padrão antigo, com três letras e quatro números.
A equipe realizou a abordagem e constatou que a placa era uma imitação grosseira do estilo Mercosul, sem QR code e com uma escrita “decorativa” no canto superior esquerdo. O condutor, um estrangeiro cubano, informou que não possuía habilitação e apresentou documentação estrangeira. Durante a revista detalhada da motocicleta, foi constatado que o chassi estava suprimido, impossibilitando a visualização dos números de identificação, e a numeração do motor, embora legível, não correspondia a nenhum veículo registrado. A numeração constante na placa falsa indicava uma moto de Maringá, que estava baixada pelo Detran.
A passageira foi identificada e liberada no local, pois não havia nada contra ela. O condutor informou que havia pago R$ 4.000 pela motocicleta a uma pessoa que ele não soube identificar. Diante dos fatos, o condutor recebeu voz de prisão pelo crime de adulteração de sinal identificador de veículo automotor. Ele foi conduzido ao 17ª Subdivisão Policial (SDP) para as providências cabíveis, tendo seus direitos constitucionais garantidos e informados.