O primeiro caso da varíola dos macacos (monkeypox) em Maringá foi confirmado quarta-feira (3). A informação foi divulgada no boletim da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa). Ao todo, o Paraná soma até agora 36 casos confirmados da doença – 35 em Curitiba e 1 em Maringá.
O paciente é um homem, entre 30 e 40 anos, que apresentou sintomas compatíveis com a doença e foi atendido em um hospital privado da cidade. Ele está estável, em isolamento domiciliar, e sendo monitorado pela Secretaria de Saúde. Pessoas que tiveram contato direto com o paciente também estão em observação.
Não há outros casos em investigação em Maringá. Os três casos suspeitos de monkeypox que haviam sido registrados na cidade em julho foram descartados após a conclusão de exames laboratoriais.
Monkeypox – A varíola dos macacos é uma doença viral e a transmissão entre humanos ocorre principalmente por contato com lesões de pele de pessoas infectadas e por meio de gotículas respiratórias. Os sintomas envolvem lesões na pele, febre, dor de cabeça, dores musculares, calafrios e fadiga.
Foto: Divulgação/Prefeitura de Maringá
Roberto Junior