A Prefeitura de Marilândia do Sul realizou, na Câmara de Vereadores, uma Assembleia Geral de Eleição para a criação e composição do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD), que atuará no biênio 2025–2027.
O evento contou com a presença de autoridades locais, representantes da sociedade civil e convidados com atuação destacada na área da inclusão. Participaram como palestrantes a diretora executiva da Federação Estadual das APAEs, Clecy Aparecida Gligoli Zardo, também vice-presidente do Conselho Estadual e coordenadora estadual de Defesa e Garantia dos Direitos da Federação; a coordenadora de Mercado de Trabalho em Maringá, Bruna Claudia da Costa; e Cacilda Veronese, diretora da APAE e coordenadora pedagógica de Maringá. As palestras abordaram o tema “Capacitismo e Mercado de Trabalho”.
A criação do CMDPD tem como objetivo fortalecer as políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência no município, promovendo a participação social e o diálogo entre diferentes setores. O novo conselho será composto de forma paritária por representantes da sociedade civil e do poder público, incluindo a Associação de Mães e Apoiadores de Autistas de Marilândia do Sul (AMAMS), APAE, profissionais da comunidade, o Conselho da Comunidade de Execução Penal da Comarca de Marilândia, além das Secretarias Municipais de Assistência Social, Educação e Cultura, Saúde, e Esporte e Turismo.
“A criação deste Conselho reforça o compromisso do município com a promoção, proteção e defesa dos direitos das pessoas com deficiência”, afirmou a secretária municipal de Assistência Social, Vanessa Ferreira.
Estiveram presentes na assembleia o prefeito Walmir Peres, o vice-prefeito Ivonei Gomes, secretários municipais, vereadores e moradores da cidade.