MANOEL RIBAS: Prefeitura estabelece parcerias com a UFPR para projetos de produção cultural e científica

O Prefeito Corona recebeu em seu gabinete, alguns alunos do Centro de Estudos e Pesquisas Arqueológicas da Universidade Federal do Paraná (CEPA-UFPR) para apresentação de um projeto de pesquisa arqueológica na região, desenvolvido por Luan Henrique Siebra Marcolino (graduando em antropologia e arqueologia), para estudo de materiais escavados na década de 60 no município de Manoel Ribas – PR.

Junto a Aline Cristina Batista Lima (aluna do mestrado, UFPR) e Bruno Borges Machado (voluntário no CEPA), além do projeto de pesquisa foi apresentado um programa de novas escavações e datações dos sítios arqueológicos da região.

Os artefatos escavados na década de 60, conservados na Universidade Federal do Paraná, foram publicados somente de forma preliminar e serão objeto de estudos mais aprofundados. Além do fomento de estudos arqueológicos na região, as pesquisas também visam um projeto de fomento turístico para a cidade, que tem amplíssimo potencial e grande interesse científico.

Após levantamento dos sítios arqueológicos do Município, estão previstas ações de educação patrimonial que vão colaborar com a construção do conhecimento para a cidade, e do estado.

Nos próximos meses, a Prefeitura Municipal e pesquisadores pretendem se aproximar mais da população para e apresentar o projeto e os resultados previstos.

Caso você conheça algum sítio arqueológico ou tenha interesse na área poderá entrar em contato através do telefone: (43) 99621-6101.

PLANTÃO DE INFORMAÇÕES

Aconteceu algo e quer compartilhar? Envie para nós!

Estamos nas redes sociais
Coloque o seu melhor e-mail e receba nossas atualizações

Ao repostar nosso conteúdo, dê os devidos créditos.