O projeto Caminhadas da Natureza, organizado pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) em parceria com diversos municípios, teve a participação de pelo menos 56,6 mil pessoas em 107 circuitos executados em 2022. Elas proporcionaram renda superior a R$ 1,2 milhão a 1.553 famílias que têm propriedades nos roteiros e que oferecem artesanatos, geleias, queijos, doces, almoços, cafés e outros produtos. O objetivo é levar desenvolvimento para as comunidades rurais, sobretudo da agricultura familiar, fomentando o Turismo Rural e proporcionar mais saúde e bem-estar aos participantes através da atividade física.
O tema foi destaque no pronunciamento do deputado Reichembach (PSD) na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Paraná, que relacionou o projeto ao Dia Mundial da Atividade Física e ao Dia Mundial da Saúde, comemorados dias 06 e 07 de abril respectivamente. “A atividade física faz milagres! E o projeto Caminhadas na Natureza merece o nosso reconhecimento e incentivo, pois fomenta a economia local através do turismo rural e traz qualidade de vida aos caminhantes, que desfrutam das maravilhas da natureza do Paraná”, disse Reichembach.
Para o parlamentar, o incentivo à atividade física deve ser constante. “Nossa saúde é o nosso maior bem. Seja caminhando, pedalando, correndo, praticando alguma modalidade esportiva, precisamos cuidar do nosso corpo e da nossa mente”, completa.
Próximas caminhadas
Para esse ano estão previstas 111 caminhadas pelo Paraná. No próximo final de semana, dia 16 de abril, serão em Borrazópolis, Nova Cantu, Rio Bonito do Iguaçu e Rio Negro. Em Francisco Beltrão, a caminhada deve acontecer dia 19 de novembro. O roteiro completo pode ser conferido em https://calendario-pr.caminhadas.info/