A Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com as Secretarias de Saúde e Educação e Cultura, promoveram na última segunda-feira (21), uma importante ação em alusão ao Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher.
O evento contou com a presença da população e foi conduzido pela Delegada da Comarca de São João do Ivaqí, Kethelin Shcwingel Iurino e as Agentes da Polícia Lahis Juliani Sanches e Dauana Ruchkaber Ferreira. A abertura foi realizada pelo Prefeito Reinaldo Grola e pelo Juiz da Comarca de São João do Ivaí, Doutor Malcon Jackson Cummings.
A campanha Agosto Lilás foi instituída no Paraná pela Lei 19.972/2019, como mês dedicado às ações de prevenção, conscientização e enfretamento à violência contra a mulher e divulgação da LEI Nº 11.340/2006 – conhecida como Lei Maria da Penha, a qual objetiva proteger a mulher da violência doméstica e familiar. A lei recebeu esse nome devido à luta de Maria da Penha por reparação e justiça.
A violência contra a mulher é um problema social grave no Brasil. Dados do país indicam que casos de violência doméstica, como agressões físicas, violência psicológica, patrimonial, moral, assédio sexual, estupro e feminicídio são frequentes, situações que precisam ser revertidas com máxima urgência.
É por esse motivo que durante o mês de Agosto o município de Lunardelli tem realizado inúmeras ações de conscientização pelo fim da Violência Contra a Mulher, uma vez que se faz necessário discutir sobre essa temática na perspectiva de levar informações à população no que diz respeito à violência e suas expressões, suas consequências, canais de denúncia, equipamentos de apoio e proteção a mulher vítima de violência.
A Prefeitura Municipal agradece a presença de todos nesta importante ação, os servidores públicos municipais, a Câmara de Vereadores, Lunaprol, Casa Lar, Polícia Militar, Ministério Público do Paraná, Conselho Tutelar, Colégio Estadual Geremia Lunardelli, todos os grupos do CRAS e CREAS e os demais presentes.