Mensagens Personalizadas

Litoral do Paraná tem 94% das praias próprias para banho, segundo boletim do IAT

Foto: Albari Rosa/Aruivo AEN

O Instituto Água e Terra (IAT) divulgou nesta quinta-feira (28) o segundo boletim de balneabilidade do Paraná. O documento aponta que 94% das praias do estado estão próprias para banho de mar. Dos 66 pontos monitorados pelo órgão ambiental, 62 foram considerados adequados – 45 no Litoral e outros 17 (100%) nas chamadas prainhas de água doce, nas regiões Oeste e Norte.

Os quatro locais impróprios ficam à direita do trapiche de Encantadas, na Ilha do Mel, em Paranaguá; na Avenida Principal do Balneário Olho D’Água, em Pontal do Paraná; na altura da Rua Alois Cicatka, em Guaratuba; e na Ponta da Pita, em Antonina.

A qualidade da água paranaense revelada pelo boletim chama a atenção em um momento em que outros estados convivem com aumento nos locais impróprios para banho.

Em Santa Catarina, por exemplo, cerca de 33% dos pontos monitorados receberam a bandeira vermelha, de água inadequada para uso da população. Em Balneário Camboriú, no Vale do Itajaí, apenas quatro dos 15 pontos monitorados são considerados próprios. Em Itapema, na mesma região, são cinco pontos próprios e quatro impróprios. Já na capital Florianópolis, 24 locais estão sob bandeira vermelha.

Normalmente, nesses casos, a ampliação da faixa de praia sem condições para banho vem acompanhada de relatos de problemas de saúde, como casos de diarreia e doenças de pele.

Ainda de acordo com o segundo relatório, Matinhos e Morretes estão com 100% de balneabilidade, Guaratuba 93%, Pontal do Paraná 91% e a Ilha do Mel com 83%.

“O Instituto Água e Terra está trabalhando no licenciamento ambiental de um grande projeto de saneamento para a Ilha do Mel, justamente para melhorar ainda mais a balneabilidade deste cartão-postal do Paraná”, diz o presidente do IAT.

As demais localidades que aparecem como impróprias são concentradas na foz dos rios que cortam a região (10), pontos de drenagem das áreas urbanas que nunca são indicados para banhos ou práticas esportivas.

Do outro lado do Estado, nas costas Oeste e Norte, as 17 áreas foram autorizadas para banho e recreação, nos municípios de Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Itaipulândia, Missal, Santa Helena, Entre Rios do Oeste, Marechal Cândido Rondon e Primeiro de Maio.

O que diz o IAT?

O Instituto Água e Terra (IAT) informou que os resultados do boletim de balneabilidade são obtidos por meio de análises laboratoriais que avaliam a presença de bactérias indicadoras de poluição fecal, como Escherichia coli e coliformes totais.

O órgão também destacou que os pontos impróprios para banho são sinalizados com bandeiras vermelhas e que o banho nesses locais pode causar problemas de saúde.

Com informações do IAT