Mensagens Personalizadas

Lidianópolis e Rio Branco do Ivaí aderem ao programa Integra Detran, que fortalece a segurança no trânsito no Vale do Ivaí

Os municípios de Lidianópolis e Rio Branco do Ivaí, no Vale do Ivaí, estão entre as 23 prefeituras paranaenses que manifestaram interesse em aderir ao programa Integra Detran, uma iniciativa do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) voltada ao reforço da fiscalização e segurança viária em cidades de pequeno porte.

Por meio do programa, a fiscalização de trânsito municipal passa a ser feita pelo Detran-PR, com o apoio de policiais militares designados para atuar dentro da circunscrição de cada município integrado. A medida permite que as prefeituras contem com o suporte técnico do órgão estadual, sem precisar criar estrutura própria ou ampliar o quadro de servidores.

A apresentação do Integra Detran ocorreu durante o I Congresso dos Municípios do Paraná, promovido nos dias 7 e 8 de outubro pela AMP (Associação dos Municípios do Paraná), em parceria com a Assomec e apoio do Governo do Estado, em Curitiba.

Além de Lidianópolis e Rio Branco do Ivaí, assinaram a intenção de adesão os municípios de Alto Piquiri, Amaporã, Antonina, Astorga, Brasilândia do Sul, Cafezal do Sul, Cruzeiro do Oeste, Diamante do Norte, Francisco Alves, Esperança Nova, Guaraniaçu, Guaraqueçaba, Mirador, Nova Aurora, Nova Olímpia, Paula Freitas, Perobal, Pérola, Piên, Porecatu e Querência do Norte.

Segundo o presidente do Detran-PR, Santin Roveda, o programa é uma estratégia moderna e integrada de segurança no trânsito.

“O que propomos é a delegação da competência municipal de fiscalização ao Detran-PR, permitindo ao município concentrar seus esforços em mobilidade urbana, engenharia de tráfego e educação para o trânsito”, destacou.

Com a adesão, os municípios passam a ter receita própria proveniente das infrações locais, que poderá ser reinvestida em sinalização, educação e melhorias viárias. A iniciativa é amparada pelo Código de Trânsito Brasileiro (artigos 24 e 25) e pelas resoluções Contran 811/2020 e Cetran-PR 79/2022.

Gestores municipais destacaram que o programa é uma solução eficiente para cidades menores, que enfrentam dificuldades financeiras e estruturais para manter equipes de fiscalização. “Com o Integra vai facilitar a gestão e promover mais segurança aos nossos cidadãos”, afirmou a prefeita de Sertanópolis, Ana Ruth Secco.

O prefeito de Amaporã, Marcos Marin, reforçou: “É um bom trabalho que o Detran-PR vai fazer em nossas cidades, promovendo mais segurança no trânsito.” Já Alex Sandro Fernandes, de Querência do Norte, destacou que a parceria “traz qualidade de vida e respaldo técnico às ações municipais, dentro das normas do Detran”.

PLANTÃO DE INFORMAÇÕES

Aconteceu algo e quer compartilhar? Envie para nós!

Estamos nas redes sociais
Coloque o seu melhor e-mail e receba nossas atualizações