Mensagens Personalizadas

Jovem cheira pimenta e fica em estado grave por reação alérgica

Reprodução/Plantei
Thais Medeiros de Oliveira – Reprodução/Instagram

A jovem Thais Medeiros de Oliveira, de 25 anos, está internada e respirando com ajuda de aparelhos na Santa Casa de Anápolis (GO), desde 18 de fevereiro, após ter cheirado uma pimenta-bode (Capsicum chinense). A jovem está internada na Santa Casa de Anápolis (GO).

Segundo informações do namorado de Thais, Matheus Lopes, contou que os dois estavam em casa almoçando com a família quando a companheira teria cheirado uma pimenta-bode e começou a passar mal, e que Thais é asmática, teve falta de ar e precisou ser levada às pressas para o hospital. Chegando ao local, a mulher teve de ser reanimada pelos médicos.

Para entender o que pode ter ocasionado a reação alérgica grave na jovem, a CNN ouviu a avaliação do neurocirurgião e professor livre docente do Hospital das Clínicas de São Paulo Fernando Gomes, a jovem pode ter sido vítima de uma reação cruzada – quando há uma resposta imunológica a produtos diferentes, mas com componentes semelhantes.

O neurocirurgião aponta também a possibilidade de um elemento não identificado ter causado um choque anafilático, a forma mais grave de resposta alérgica que uma pessoa pode experimentar.

“O antecedente de asma da jovem já mostra que ela tem uma predisposição a processos inflamatórios, autoimunes e até mesmo imunoalérgicos, o que pode configurar um fator de risco a mais nessa situação”, explica.

O que fazer em casos de reação alérgica grave

O primeiro passo ao se identificar uma reação alérgica grave é procurar ajuda especializada no hospital mais próximo.

Isso porque um choque anafilático pode causar um edema de glote, que pode afetar a garganta e obstruir o fluxo de ar para os pulmões. Se não tratado rapidamente, a condição pode ser fatal.

No entanto, os médicos reiteram que pessoas com predisposição a reações alérgicas graves costumam carregar com si uma caneta injetável de adrenalina, que deve ser aplicada quando necessário.

Além disso, manter a pessoa preferencialmente deitada, com as pernas elevadas, para facilitar a circulação sanguínea e observar seus sinais vitais são medidas imprescindíveis.

Com informações da CNN Brasil