JAPS: Pitanga é campeão de Bocha e Bolão nos Jogos Abertos em Borrazópolis

Os praticantes de Bocha e Bolão, também participam dos Jogos Abertos do Paraná – JAPs 2024, e asssim colaboram para a manutenção dessa tradição esportiva. Na fase regional de Borrazópolis, os jogadores dos esportes foram à bonita cancha na cidade de Pitanga e pontuaram legal nas rodadas do sábado (22).

Se falando em tradição, a cidade da Bocha e do Bolão nessa etapa do JAPS, se deu bem após as jogadas dos atletas.

– Veja a classificação na Bocha

1o Pitanga

2o Santa Maria do Oeste

3o Boa Ventura de São Roque

Para chegar a esses resultados, Pitanga venceu Boa Ventura de São Roque por 3 a 0 e por fim, também cravou vitória último jogo, ganhando de Santa Maria do Oeste, por 2 a 1. Os boa-venturenses, por sua vez perderam as duas partidas que disputaram.

A origem da Bocha

A partir de pesquisa básica sobre o esporte o jogo de “Bocha”, se aprende que é um esporte criado pelo Império Romano. Com a difusão do Império, o jogo passou a repercutir pelo mundo e se tornou tradicional em alguns países como Itália, Espanha, Inglaterra, França e Portugal. Até os dias atuais, apesar de a prática, ser bem popular entre os idosos no Brasil, o jogo também atrai alguns jovens. Bocha é o objeto principal do jogo, que consiste em uma bola pequena de madeira ou resina sintética.

Bolão

Classificação no Bolão

No Bolão, o resultado final foi o mesmo da Bocha, onde Pitanga também sagrou-se campeã, seguida de Santa Maria do Oeste e Boa Ventura de São Roque, respectivamente.

Origem do esporte

Bolão é uma modalidade esportiva – espécie primitiva de boliche, de origem germânica, onde recebeu o nome de Kegeln, composto de uma pista de madeira, bolas de arremesso feitas de madeira ou resina, e nove pinos de plástico ou madeira. É um dos mais antigos tipos de jogos da história da Humanidade. O chamado bolão é ancestral ao boliche, sendo este uma espécie de descendente do mesmo.

O JAPS é promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Esporte, com apoio das prefeituras de cada município-sede. A 66ª edição dos Jogos Abertos do Paraná (JAPS) conta com mais de 12,1 mil participantes inscritos, número acima dos 11,8 mil de 2023.

A Fase Regional atende 62,9% das cidades paranaenses, totalizando 251 municípios.

Por Cezar Neves – JAPs / COM

PLANTÃO DE INFORMAÇÕES

Aconteceu algo e quer compartilhar? Envie para nós!

Estamos nas redes sociais
Coloque o seu melhor e-mail e receba nossas atualizações

Ao repostar nosso conteúdo, dê os devidos créditos.