Mensagens Personalizadas

Ivonir Machado, fundador dos Garotos de Ouro, morre aos 63 anos

Na noite desta sexta-feira (4), o cantor gaúcho Ivonir Machado faleceu aos 63 anos. Ele ficou conhecido como “Rei da Vanera” e foi ex-integrante da banda de música tradicionalista Garotos de Ouro, além de fazer parte do grupo Novos Garotos. Sua carreira musical foi interrompida em 2018 devido a um acidente vascular cerebral (AVC) que deixou sequelas.

O velório ocorreu no Centro de Atendimento à Terceira Idade de São José, município localizado na região metropolitana de Florianópolis, e o sepultamento na tarde deste sábado (5).

Natural de Cruz Alta, no noroeste do Estado, Ivonir Machado teve uma trajetória musical marcante como co-fundador da banda Garotos de Ouro em 1976, ao lado de seu irmão Airton, que veio a falecer em um acidente de trânsito em 2021. O grupo foi reconhecido por liderar novas gerações da música tradicionalista gaúcha. Em 2004, Ivonir mudou-se com sua família para Balneário Camboriú, em Santa Catarina, onde prosseguiu em carreira solo.

Ao longo de sua carreira, sua voz se destacou em sucessos como “Não Chora China Velha”, quando ainda estava nos Garotos de Ouro, além de outras músicas famosas como “Rei da Zona”, “Essa Paixão Virou Chiclete”, “Mesa de Bar” e “Tentativas em Vão”.

A ex-esposa de Ivonir, Elisiane Oliveira Corrêa, de 50 anos, relatou que o cantor possuía uma agenda repleta de shows quando sofreu o AVC em janeiro de 2018, o que o obrigou a parar de cantar aos 57 anos. A partida de Ivonir Machado deixa um legado na música tradicionalista gaúcha, e sua ausência será sentida pelos fãs e admiradores de sua carreira.