IVAIPORÃ: Unidade Móvel do Projeto Qualifica Paraná inicia 2 cursos gratuitos com apoio da Prefeitura

Os inscritos nos cursos de Instalação e Manutenção de Aparelhos de Ar-Condicionado e de Manutenção em Refrigeração Comercial e de Câmaras Frias iniciaram as aulas na Unidade Móvel do Programa Qualifica Paraná com apoio da Prefeitura de Ivaiporã, por intermédio da Agência do Trabalhador. Os cursos encerram dia 15 de março.

As aulas são ministradas de segunda a sexta-feira das 13h30 às 17h30 (Instalação e Manutenção de Aparelhos de Ar-Condicionado) e das 18h30 às 22h30 (Manutenção em Refrigeração Comercial e de Câmaras Frias). Além de adquirir habilidades no setor de climatização e refrigeração os alunos recebem bolsa-auxílio no valor de R$600. Ou seja, cerca de R$25,00 por dia.

Parcerias
O Projeto Qualifica Paraná 2024 é uma realização do Governo do Estado do Paraná, implementado pela Secretaria de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda, que contratou o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Estado do Paraná (Senai) para fornecer à população capacitações com o uso de equipamentos itinerantes denominados de Unidades Móveis.

Foi com o objetivo de estimular a formação profissional que o gerente da Agência do Trabalhador, Rodrigo Cordeiro, e a coordenadora de Educação no Senai de Apucarana, Daniele Araújo, deram as boas-vindas aos inscritos na Unidade Móvel, instalada no Parque Jardim Botânico.

Daniele Araújo afirmou que o mercado de trabalho valoriza bastante profissão técnica. “Inclusive há muitas vagas no Vale do Ivaí e maioria das empresas brasileiras prefere profissionais com certificação do Senai”, referiu Daniele Araújo.

Desde que assumiu a Agência do Trabalhador o gerente Rodrigo Cordeiro não mede esforçou quando se trata de solicitar cursos à Secretaria de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda. “Sempre fomos muito bem atendidos e os resultados têm se refletido nos bons índices de emprego, em Ivaiporã, que se mantiveram positivos em 2021, 2022 e 2023”, observou Rodrigo Cordeiro, que incentivou os alunos a se dedicarem devido à falta de profissionais no mercado.

Em 2022, a Carreta do Conhecimento do Governo do Estado deu curso gratuito de Elétrica Residencial. Em 2023, a Carreta do Conhecimento retornou com o curso gratuito de Elétrica Residencial. Ambos foram solicitados pelo gerente Rodrigo Cordeiro.

Os cursos de Instalação e Manutenção de Aparelhos de Ar-Condicionado e de Manutenção em Refrigeração Comercial e de Câmaras Frias são ministrados por 2 técnicos do Senai.

Não é permitida a reprodução deste conteúdo.