Mensagens Personalizadas

IVAIPORÃ: Projeto Sangue Bom mobiliza jovens e adultos em mais uma campanha de doação

A solidariedade voltou a marcar presença em Ivaiporã, nesta terça-feira, 19 de agosto, com mais uma campanha do Projeto Sangue Bom, realizada na Fatec. A iniciativa, desenvolvida pela Prefeitura em parceria com o Hemonúcleo de Apucarana e instituições do município, se tornou frequente.

A vice-prefeita Gertrudes Bernardy acompanhou a mobilização e destacou o papel das parcerias que fortalecem o projeto. Para a vice, a união entre o poder público, o curso de Medicina da Fatec – e demais apoiadores, é fundamental para manter a regularidade das campanhas e ampliar a conscientização da população.

“A doação de sangue é um gesto simples. Mas capaz de salvar muitas vidas. Quando a população entende a importância da doação nos leva a construir uma rede de solidariedade que beneficia o sistema de saúde”, afirmou Gertrudes Bernardy.

Regularidade

De acordo com o coordenador Fabiano Silva esta é a 3ª coleta de 2025. Desde que o programa foi criado, há 2 anos, o objetivo tem sido manter a regularidade das campanhas, oferecendo à população a oportunidade de contribuir para salvar vidas. “A ideia é realizar 5 campanhas este ano. A próxima deve ocorrer em outubro, novembro ou dezembro, encerrando o calendário de doações”, explicou.

A expectativa é superar 60 bolsas de sangue coletadas, média registrada em cada campanha. O número é limitado por questões técnicas, uma vez que o material precisa passar por procedimentos específicos no mesmo dia. Ainda assim, o resultado é considerado bastante expressivo diante da mobilização.

Fabiano Silva disse que a maior preocupação está ligada aos tipos sanguíneos: O positivo e O negativo, que apresentam déficit nos estoques do Hemonúcleo. “Estamos tentando priorizar estes tipos, que são os mais solicitados nas Unidades de Saúde. A falta é real e mobiliza a população a colaborar”, afirmou o coordenador.

Outro ponto positivo observado é a renovação do público doador. “Cada campanha atrai mais doadores, enquanto outros retornam. Isso mostra que o projeto conseguiu se consolidar e ganhar o reconhecimento da população, tanto em Ivaiporã quanto em municípios vizinhos”, acrescentou Fabiano Silva, que agradeceu aos parceiros do Projeto Sangue Bom.

Com o apoio de instituições como, por exemplo, Fatec, Rotary Club, Sicredi e Coamo, o Projeto Sangue Bom mostra que a cada bolsa de sangue coletada significa mais chances de tratamento para pacientes e alívio para famílias que esperam por este gesto de solidariedade.