Mensagens Personalizadas

IVAIPORÃ: Prefeitura promove formação teórica para Jovem Aprendiz em parceria com CIEE e Polo UAB

A Prefeitura de Ivaiporã, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, iniciou o atendimento de adolescentes e jovens com o programa Jovem Aprendiz em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). A formação teórica é realizada no Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), que passou a sediar os encontros presenciais – reunindo jovens encaminhados tanto pela rede socioassistencial quanto diretamente pelas empresas.

No total, 12 adolescentes iniciaram a formação teórica, etapa obrigatória que antecede a atuação prática nas empresas. A capacitação será realizada por 10 dias no Polo UAB, com atividades voltadas à área administrativa, abrangendo conteúdos como folha de pagamento, rotinas de Recursos Humanos e organização de documentos. Após esse período, os jovens passarão a atuar 4 dias por semana nas empresas parceiras e 1 dia com o CIEE em formação contínua.

A assistente social do CIEE, Katuscha Guimarães, explicou que os jovens iniciam o período de capacitação e estão com vagas definidas. “A turma é composta por jovens que foram encaminhados pela Secretaria de Assistência Social. Alguns chegaram às empresas por meio de processo seletivo direto”, informou Katuscha Guimarães lembrando que o objetivo é prepará-los para desempenhar funções administrativas, sempre com acompanhamento e formação contínua. 

Inclusão no mercado

A coordenadora do programa Jovem Aprendiz na Assistência Social, Hellenn Costa, comentou sobre o papel da pasta na inclusão dos jovens no mercado de trabalho. “Recebemos os currículos e fazemos o encaminhamento de acordo com a demanda das empresas. Quando uma empresa, como a Fatec, solicita candidatos, enviamos os perfis adequados para entrevistas. Alguns que estão no curso foram selecionados desta forma e, em 2 semanas, estarão nos respectivos ambientes de trabalho”, explicou Hellenn Costa.

Alessandro Machado, que é coordenador do Polo UAB de Ivaiporã, disse que, durante o dia, há salas disponíveis. “A iniciativa se encaixa perfeitamente no nosso espaço de formação. Para os jovens, além da experiência prática nas empresas, há o estímulo à continuidade dos estudos. Quem sabe futuramente não se tornam alunos de graduação no Polo UAB”, cogitou o coordenador. 

O compromisso da gestão com a geração de oportunidades para a juventude foi citado pela secretária municipal de Assistência Social, Silvana Pessutti. “O nosso dever é promover inclusão e preparar os jovens para o mercado. Além do PSS Jovem Aprendiz, que oferta 11 vagas de estágio na Prefeitura, o programa com o CIEE abre mais portas. Por isso, os comerciantes e empresários precisam oferecer oportunidade aos jovens. Caso contrário, não conseguem sequer iniciar um currículo. Muitos têm potencial. Mas necessitam apenas de uma chance”, reforçou Silvana Pessutti. 

PLANTÃO DE INFORMAÇÕES

Aconteceu algo e quer compartilhar? Envie para nós!

Estamos nas redes sociais
Coloque o seu melhor e-mail e receba nossas atualizações