Mensagens Personalizadas

IVAIPORÃ: Prefeitura oferece curso de Corte e Costura visando abrir portas para mulheres

A Prefeitura de Ivaiporã, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, deu início ao curso de Corte e Costura, realizado na Casa de Vivência. A iniciativa, em parceria com o Senai de Apucarana, vai formar 2 turmas – uma no período da tarde e outra à noite — capacitando 40 mulheres para o mercado de trabalho.

O curso tem carga horária de 80 horas, certificado pelo Senai e totalmente gratuito. Segundo o coordenador da Casa de Vivência, Clodoaldo Oliveira, metade das alunas é mãe de crianças e adolescentes atendidos na Casa de Vivência, enquanto as demais foram inscritas pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e pertencem a diversos bairros da cidade, como Vila João XXIII, Jardins Ouro Preto e Versalhes, Vila Santa Maria e Bosque da Saúde. 

“Além da certificação, existe uma empresa interessada na contratação de parte das alunas, o que mostra a importância dessa iniciativa para suprir a demanda do setor têxtil”, informou Clodoaldo Oliveira. 

Impacto social 

A vice-prefeita Gertrudes Bernardy acompanhou a abertura e citou o impacto social da formação. “Estamos tirando mulheres da vulnerabilidade social e oferecendo a oportunidade de aprender uma profissão. No final, estarão aptas a trabalhar em indústrias de confecção ou gerar renda em casa, com consertos e pequenos reparos. Este é o nosso compromisso diário: dar mais dignidade às mulheres de Ivaiporã”, afirmou, agradecendo ao Senai pela parceria e à secretária de Assistência Social, Silvana Pessutti, pela mobilização por meio do Cras. 

Silvana Pessutti lembrou que a procura foi tão grande que há fila de espera para mais turmas. “A Prefeitura adquiriu 20 vagas e o Senai cedeu mais 20 – totalizando 40 mulheres nesta 1ª etapa. Mas estamos comprando outro pacote para ampliar a formação até o fim do ano. O mercado de trabalho precisa de costureiras qualificadas e muitas mulheres querem esta chance de conquistar independência financeira”, explicou a secretária. 

Para a coordenadora de Educação do Senai em Apucarana, Priscila Veroneze, a parceria reforça o papel da instituição em qualificar a mão de obra. “O Paraná só se fortalece como polo industrial se tivermos profissionais preparados. O curso ensina desde a manutenção básica das máquinas – passando pela modelagem à confecção de peças. É uma formação completa que abre portas imediatas no mercado”, afirmou Priscila Veroneze. 

Recursos 

Os recursos para viabilizar a capacitação foram destinados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, como explicou a presidente Hellen Costa. “Este investimento é direcionado especificamente para ações em prol das mulheres, e nada mais justo do que utilizá-lo em cursos que garantem autonomia e oportunidade de emprego”, ressaltou Hellen Costa. 

Além da qualificação profissional, a proposta promove convivência e troca de experiências. No fim do curso, cada participante poderá levar para casa as peças produzidas em aula, símbolo de um aprendizado que refletirá em perspectivas de futuro.