
A Prefeitura de Ivaiporã, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e em parceria com a Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), castrou 180 cães e gatos, entre os dias 7 e 14 de abril. A equipe do Castramóvel atende no Parque Jardim Botânico, onde as cirurgias são realizadas das 08h00 às 17h00 pelas médicas veterinárias: Larissa Jukoski, Ana Jaqueline Ferreira e Indayá Mazurok.
Conforme a Secretaria Municipal de Meio Ambiente a prioridade é castrar animais pertencentes a famílias baixa de renda, que têm cadastros previamente agendados. A meta da equipe do Castramóvel é realizar 300 castrações até o dia 17 – entre machos e fêmeas, tanto cães quanto gatos.
Prioridade
“Priorizamos as fêmeas, porque são as que acabam gerando mais filhotes e, consequentemente, aumentam o número de animais nas ruas. Mas a quantidade de machos atendidos também é bastante significativa”, explicou Indayá Mazurok.
Em relação ao pós-operatório, a recomendação é que os tutores cuidem dos pontos da cirurgia, utilizando roupa cirúrgica ou cone para evitar que o animal mexa na região. Além disso, os tutores recebem antibióticos e anti-inflamatórios para serem administrados por 7 dias em casa.
Os agendamentos são feitos diretamente na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e os procedimentos seguem a ordem de inscrição. Sobre o retorno do Castramóvel, o secretário de Meio Ambiente, Jeferson Palopoli, informou que os interessados podem fazer a inscrição para castrar os pets entre os dias 21 de julho e 1º de agosto.