Ivaiporã: Morador tem WhatsApp clonado após cair no golpe do falso sorteio

Na quinta-feira (25), às 13:20, um morador compareceu à Companhia da Polícia Militar na Rua Guaretá, relatando que recebeu uma ligação informando que havia ganho um sorteio de moto e que deveria fornecer um código para liberar o prêmio. Após fornecer o código solicitado, ele perdeu o acesso ao seu WhatsApp, que foi hackeado.

Posteriormente, foi informado de que alguém estava se passando por ele para solicitar dinheiro de seus contatos. Diante dos fatos, o morador foi orientado sobre as medidas cabíveis e o presente boletim de ocorrência foi confeccionado.

Segundo a Polícia, a clonagem de WhatsApp ocorre sempre quando uma pessoa não autorizada obtém acesso à conta de WhatsApp de outra pessoa, frequentemente utilizando engenharia social ou técnicas de phishing para enganar a vítima e conseguir o código de verificação enviado via SMS. Uma vez que o atacante tenha o código, ele pode configurar o WhatsApp da vítima em outro dispositivo, espelhando as conversas e contatos. Isso permite ao invasor ler, enviar e receber mensagens como se fosse o usuário legítimo. Medidas de segurança como a verificação em duas etapas ajudam a prevenir tais ataques.

PLANTÃO DE INFORMAÇÕES

Aconteceu algo e quer compartilhar? Envie para nós!

Estamos nas redes sociais
Coloque o seu melhor e-mail e receba nossas atualizações

Ao repostar nosso conteúdo, dê os devidos créditos.