IVAIPORÃ: Comitê Paradesporto avalia Complexo Sapecadão e credencia Centro de Referência Paralímpico

O coordenador de Paradesporto da Secretaria de Estado do Esporte, Mário Sérgio Fontes, a assessora técnica Vanessa Morais e Silva, e o técnico Renato Vieira Júnior avaliaram o Complexo Sapecadão e credenciaram o Centro de Referência Paralímpico, que inclui a piscina coberta do Centro da Juventude de Ivaiporã, nesta sexta-feira, dia 21 de junho. A equipe estava acompanhada pelo assessor de comunicação, Nelson Orlando.

A equipe do Comitê Paradesporto foi recebida pelo professor do Campus da UEM, Ricardo Carminato, responsável pelo Festival Paralímpico do Vale do Ivaí e pelo pedido de implantação do Centro de Referência Paralímpico; pela chefe do Departamento de Ciências do Movimento Humano do Curso de Educação Física, Andreia Paula Basei; pelos secretários municipais de Esporte, Obras e Educação – Yan Guilherme Santos, Bruno Montoro e Adriano Diglio; pelo chefe de gabinete da Prefeitura, Alercio Bufalo; e pelo técnico esportivo do Núcleo Regional de Educação, Everton Silva.

Integram a Rede Estadual de Paradesporto: Ivaiporã, Maringá, Ponta Grossa, Telêmaco Borba, Cornélio Procópio, Cascavel, Campo Mourão, Londrina e Foz do Iguaçu. O Centro de Referência Paralímpico envolve a parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Esporte, Comitê Paralímpico Brasileiro, Prefeitura de Ivaiporã e o Campus da UEM, com o objetivo de incentivar a prática esportiva por pessoas com deficiência.

Capacitação de professores

Mário Fontes explicou que o Centro de Referência Paralímpico promove a inclusão social e esportiva de pessoas com deficiência por meio do esporte. “Além de identificar, desenvolver e apoiar talentos esportivos paralímpicos, oferecendo infraestrutura, treinamento especializado e acompanhamento técnico para atletas”, acrescentou Fontes, que anunciou a capacitação dos professores de Educação Física do Campus da UEM, Secretaria Municipal de Educação e do Núcleo Regional de Educação – via Comitê Paralímpico Brasileiro.

“É a realização de um sonho para aqueles que trabalham com o esporte para pessoas com deficiência. Há 10 anos, desenvolvo o paradesporto e sempre batemos recorde de inscritos no Festival Paralímpico do Vale do Ivaí, que tem como meta estimular a prática esportiva e a inclusão de atletas. Por isso, iremos trabalhar mais motivados para tornar o Centro de Referência Paralímpico um exemplo para o Comitê Paralímpico Brasileiro e o Governo do Estado”, contou Ricardo Carminato.

Renato Vieira Júnior afirmou que foi um prazer imensurável conhecer as infraestruturas de Ivaiporã e anunciar o credenciamento do Centro de Referência Paralímpico. “Será um grande ganho para as pessoas com deficiência da cidade e da região. Com certeza, serão formados grandes atletas em menos de cinco anos para disputar competições nacionais e internacionais”, antecipou o técnico.

Alunos-atletas

O próximo passo é treinar alunos-atletas e fortalecer as modalidades de atletismo e tênis de mesa para pessoas com deficiência intelectual, visual e física, que têm entre 7 e 17 anos e que residem no Vale do Ivaí – e a natação no Centro da Juventude. “As

infraestruturas estão perfeitas para o Centro de Referência Paralímpico. O Campus da UEM, Prefeitura de Ivaiporã e os professores precisam trabalhar firmemente na captação de alunos-atletas para estimular o paradesporto”, recomendou Vanessa Morais e Silva.

“É um grande avanço para Ivaiporã e a região, porque o Centro de Referência Paralímpico irá transformar vidas por meio do esporte. Em nome do prefeito Carlos Gil agradeço aos parceiros por este importante passo na inclusão e desenvolvimento esportivo de pessoas com deficiência”, declarou Alaercio Bufalo.

Foram contratadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro as professoras de Educação Física Carla Costa, Fernanda Carvalho e Suelen Marrafon. A Prefeitura cedeu a estrutura física e o treinador de tênis de mesa. A UEM desenvolverá o know-how do projeto. E a Secretaria de Estado do Esporte disponibilizará recursos materiais.

PLANTÃO DE INFORMAÇÕES

Aconteceu algo e quer compartilhar? Envie para nós!

Estamos nas redes sociais
Coloque o seu melhor e-mail e receba nossas atualizações

Ao repostar nosso conteúdo, dê os devidos créditos.