A Itaipu Binacional vai financiar a compra de 42 veículos elétricos e o mesmo número de postos de abastecimento (chamados eletropostos) para prefeituras das regiões Noroeste e Sudoeste do Paraná. O objetivo é estimular a renovação das frotas municipais por veículos mais sustentáveis, contribuindo com a redução das emissões de carbono e o alcance das metas da Agenda 2030, das Nações Unidas. O valor do investimento será de R$ 8,9 milhões.
A iniciativa faz parte das ações do programa Itaipu Mais que Energia e está prevista nos convênios assinados nesta semana e na semana passada com quatro consórcios de municípios paranaenses: Consórcio Público Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Região Fronteira do Sudoeste (Cifra); Consórcio Intermunicipal da APA Federal do Noroeste (Comafen); Consórcio Intermunicipal para Conservação da Biodiversidade da Bacia dos Rios Xambrê e Piquiri (Cibax); e Consórcio Intermunicipal Para Conservação do Remanescente do Rio Paraná e Áreas de Influência (Coripa).
O gerente da Divisão de Apoio Operacional da Itaipu, João Paulo Bueno do Prado, disse que os consórcios deverão licitar a aquisição dos veículos, conforme o interesse dos municípios. Todas as especificações técnicas já foram repassadas pela Binacional – os postos de recarga, por exemplo, deverão permitir o abastecimento em alta e média velocidade. “Basta adequar as informações e publicar o edital de licitação. Quem oferecer o melhor custo-benefício leva o lote. A nossa expectativa é que os veículos elétricos estejam rodando no primeiro trimestre de 2025.”
Segundo ele, a renovação da frota das prefeituras por veículos elétricos poderá contribuir para o surgimento de novos negócios no interior do Estado, baseados na economia de baixo carbono. Ele menciona a instalação de concessionárias, hoje concentradas nas grandes cidades, e a construção de uma infraestrutura de abastecimento entre os municípios, que permitirá viagens com veículos 100% elétricos.
Prado lembrou ainda que a Itaipu foi pioneira no País em pesquisas e desenvolvimento de soluções em mobilidade elétrica. “Hoje, o veículo elétrico é uma realidade acessível ao consumidor, mas Itaipu já estava preocupada com isso lá atrás (anos 2000). A empresa contribuiu com a forma como as pessoas enxergam a tecnologia”, concluiu.