O Instagram lançou oficialmente nesta terça-feira (22) o Edits, seu novo aplicativo gratuito de edição de vídeos. Disponível para Android e iPhone, a ferramenta chega como uma resposta direta ao popular CapCut, da chinesa ByteDance, e promete facilitar a vida dos criadores de conteúdo.
Anunciado em janeiro, o Edits passou por um período de testes e ajustes antes de ser liberado ao público. A expectativa era que a estreia ocorresse em março, mas a Meta adiou o lançamento em um mês.
Como funciona o Edits?
O Edits foi desenvolvido para oferecer controle completo sobre a produção de vídeos — desde a ideia inicial até a publicação. O app conta com sugestões criativas, ferramentas de corte, substituição de fundo, inserção de áudios da biblioteca do Instagram, legendas automáticas e outros recursos de edição.
Os vídeos podem ter até 10 minutos de duração e resolução máxima de 1080p. Após a edição, o conteúdo pode ser publicado diretamente no Instagram ou no Facebook, ou ainda exportado sem marca d’água para outras plataformas.
Concorrência direta com o CapCut
Usuários que testaram o Edits relatam muitas semelhanças com o CapCut. Em janeiro, o próprio chefe do Instagram, Adam Mosseri, admitiu as similaridades, mas destacou que o novo app da Meta é focado especialmente em criadores que produzem vídeos com frequência.
A estratégia pode ser vista como um movimento para ocupar o espaço do TikTok — e do CapCut — caso a plataforma chinesa seja banida dos Estados Unidos, onde enfrenta pressões regulatórias.
O Edits já está disponível nas lojas de aplicativos para Android e iOS.