Preparem os agasalhos, pois está chegando uma onda de frio com temperaturas muito baixas. Com quase um mês de outono, o sul do país está prestes a enfrentar sua primeira grande queda de temperatura. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, podemos esperar tardes ensolaradas, porém noites e madrugadas geladas, com mínimas abaixo dos 5°C e podendo chegar próximo de zero nas serras do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e no extremo sul do Paraná. Nessas regiões, há previsão de geada durante as madrugadas de quinta (18), sexta (19) e sábado (20).
Em São Paulo, a temperatura também irá diminuir a partir de quinta-feira (18), com possibilidade de chuvas e alagamentos.
Porém, a frente fria tende a se dissipar sem previsão de outra frente imediata, perdendo assim sua intensidade. Portanto, a queda de temperatura será mínima no Centro-Oeste, Norte e Nordeste, onde são esperadas chuvas. Na Região Norte, especialmente, há previsão de chuvas intensas de até 80 milímetros, acompanhadas de raios, rajadas de vento e trovoadas até o final da semana.