A igreja Matriz de São Mateus do Sul, que fica a 120 km de Curitiba, foi vandalizada na tarde de ontem (10). Segundo a diocese de União da Vitória, 28 imagens sacras foram quebradas, entre elas a imagem de Nossa Senhora das Graças e do Sagrado Coração de Jesus. A polícia investiga o caso.
“Acreditamos que isso aconteceu entre 11h45 e 12h30, e quem fez isto fechou a porta da igreja para ninguem ver, pois a igreja sempre fica aberta para as pessoas rezarem. Escutamos um certo barulho e logo alguém correu nos informar do acontecido. Foram quebradas 28 imagens no total, incluindo as imagens da sala dos santos, do batistério, a imagem do Sagrado Coração de Jesus e da Padroeira Nossa Senhora da Assunção. Graças a Deus o Sacrário onde fica Jesus Eucarístico não foi violado e também não foram danificadas as imagens dos Anjos. Estamos muito tristes mas já estamos tomando as devidas providências, analisando as imagens das câmeras”, comentou padre Diego Ronaldo Nakalski, vigário paroquial.

A Paróquia São Mateus foi fundada em 1926 e o vandalismo deixou a comunidade consternada. O Bispo diocesano Dom Walter Jorge Pinto lamentou o ocorrido. Em nota oficial, o religioso pediu aos fiéis que não alimentem no coração sentimentos de ódio e de divisão, muito latente nos tempos atuais. Contudo, espera e deseja que o caso seja bem apurado e o mais elucidado possível, para que a pessoa responsável possa responder de modo adequado pelos atos que cometeu e para que outros atos semelhantes a este não venham a acontecer mais.

NOTA OFICIAL
Hoje, segunda-feira, 10 de outubro de 2022, nossa querida igreja de São Mateus, em São Mateus do Sul foi violada e várias imagens foram quebradas em seu interior. Ainda não temos pista de quem possa ter feito um ato tão triste e desumano, que atinge a fé e o coração de milhares de pessoas. Confiamos em Deus e esperamos que tal pessoa possa responder de modo adequado pelos atos que cometeu e para que outros atos semelhantes a este não venham a acontecer mais.
Apesar de nossa profunda tristeza pelo ocorrido, nossa fé cristã nos faz ver além, pois somos inspirados pelo Mestre Divino, Jesus Cristo, que venceu o mal em sua raiz ao não reagir com ódio nem mesmo diante da morte; que morreu perdoando e pedindo ao Pai o perdão por aqueles que o matavam. Ele sabia e nos ensinou, que o único caminho para vencer as forças diabólicas que nos incitam ao ódio é por meio de um amor que vai até às últimas consequências.
Estamos presenciando alastrar-se pelo mundo, e também no Brasil, especialmente neste período eleitoral, todo tipo de conflito por meio do ódio que vai dividindo as pessoas, sobretudo usando as redes sociais, levando-os àquela divisão que só faz crescer o mal, que separa as pessoas, que não permite o diálogo, ensinando a ver em quem pensa diferente de nós um inimigo a ser combatido a qualquer preço. Certamente podem ser muitas as causas que levaram a pessoa que profanou nosso templo em São Mateus do Sul a ter feito o que fez, até mesmo um ato de pura insanidade. Mas, no contexto atual, temos que nos alertar para o fato de que possam existir motivações cujo objetivo é espalhar o medo e os conflitos no meio da sociedade.

Deste modo, como Bispo desta porção do povo de Deus, especialmente daqueles que moram em São Mateus do Sul, exorto a todos a que não se deixem mover por outros sentimentos que não aqueles a que são chamados os discípulos verdadeiros de Jesus Cristo. Que não permitam, em hipótese alguma, serem arrastados pelas fáceis interpretações que visam semear discórdia, divisão e medo entre nós. Apesar da profunda consternação que nos causa a quebra de nossas preciosas imagens religiosas, é preciso que todos saibam que não podem quebrar tão facilmente a unidade, a união entre nós.
Que saibam que não podem “quebrar” aquela fé recebida em nosso Batismo e fortalecida na Crisma, fé alimentada pela Eucaristia que chama os cristãos a viverem cada vez mais unidos com o Senhor e também unidos entre nós, formando um só corpo, o Corpo de Cristo, que é a Igreja, cujas “portas do inferno não podem prevalecer contra ela” (Mt 16, 18). De fato, nada terá força para vencer nossa fé, desde que estejamos naquele amor que imita o amor de Jesus Cristo, o único caminho que nos fará ter as respostas certas para os acontecimentos agressivos em nossos dias e o único que pode nos manter naquela paz que supera todo entendimento (cf. Fl 4,7).
Que Deus abençoe nosso povo de São Mateus neste momento doloroso, com quem esperamos estar juntos em breve para um ato religioso de preces e reparação pelo mal cometido e sofrido.
Walter Jorge Pinto – Bispo Diocesano
Grupo Pinga Fogo