ATUALIZADA – Um homem foi baleado na perna após investir contra policiais militares, na tarde deste domingo (18), em Lunardelli. A ocorrência aconteceu em frente ao Santuário Santa Rita de Cássia, onde registra uma grande movimentação por conta das celebrações religiosas em homenagem à santa, cujo dia é comemorado em 22 de maio.
De acordo com o boletim da Polícia Militar, a equipe estava posicionada em ponto base em frente à paróquia, devido ao fluxo intenso de fiéis. Durante o patrulhamento, os policiais foram abordados por um homem visivelmente embriagado, que proferia frases provocativas, como: “Cidadezinha pequena dessa aqui, caminhonetona e duas motos dessas, vou vir roubar.”
Logo depois, enquanto embarcavam na viatura, os policiais visualizaram uma criança de aproximadamente três anos sozinha na rua. Questionado se era sua filha, o homem respondeu de forma ríspida e se recusou a retirá-la do local. Diante da recusa e da conduta hostil, os policiais deram voz de abordagem. O homem resistiu de forma passiva e, em seguida, assumiu postura de luta. Quando os policiais tentaram detê-lo, ele reagiu com violência, tentando desferir cabeçadas, chutes e socos, dificultando a ação da equipe.
Durante a tentativa de algemá-lo, mesmo com verbalizações constantes para que colaborasse, ele continuava a resistir e chegou a tentar alcançar a arma dos policiais, o que acirrou ainda mais o confronto. Em dado momento, o suspeito escapou parcialmente da contenção, tomou distância, e usou uma das algemas soltas como um “soco inglês” improvisado, ameaçando a equipe e desafiando os policiais a “ir para o braço”, alegando ser lutador. Mesmo com tentativas de verbalização e uso de meios não letais, como bastão retrátil e spray de pimenta, ele seguiu investindo contra a guarnição.
Diante da ameaça iminente e temendo que sua arma fosse tomada, um dos policiais efetuou um disparo em direção às pernas do homem, uma área considerada menos letal, com o objetivo de conter a agressão. O suspeito foi socorrido e encaminhado ao Hospital Municipal de Lunardelli, onde recebeu atendimento médico. Nenhum policial ou civil ficou ferido.
O caso chamou a atenção de moradores e romeiros que estavam no entorno do santuário no momento do ocorrido. A Polícia Militar isolou a área e registrou o boletim sob as naturezas de lesão corporal, resistência, desobediência e abordagem de suspeito sem ilicitude.
Vale ressaltar que se tratou de um caso isolado, e que episódios dessa natureza nunca haviam sido registrados durante a história do Santuário de Santa Rita em Lunardelli. As circunstâncias serão apuradas.