Guerra na Ucrânia atinge momento crucial para fim do conflito

Os militares da Ucrânia estão gastando munição da era soviética que se encaixa em sistemas mais antigos, enquanto o país pede ao Ocidente que envie mais armamento pesado e a Rússia acumula uma vantagem significativa de artilharia em torno de duas cidades estrategicamente importantes no leste ucraniano.

Autoridades militares e de inteligência ocidentais acreditam que a guerra está em um estágio crítico que pode determinar o resultado a longo prazo do conflito, de acordo com várias fontes de dos Estados Unidos e outros serviços de inteligência ocidentais.

Este momento crucial também pode forçar uma decisão difícil para os governos ocidentais, que até agora ofereceram apoio à Ucrânia a um custo cada vez maior para suas próprias economias e estoques nacionais de armas.

O secretário de Defesa americano, Lloyd Austin, deve liderar um grupo de trabalho de quase 50 países para discutir a crise nesta quarta-feira (15), quando os EUA devem anunciar novos envios de armas e equipamentos para a Ucrânia.

Autoridades ucranianas expressaram frustração porque essas munições vitais parecem estar chegando aos poucos na luta – e levantaram temores de que o compromisso ocidental possa estar diminuindo em um momento decisivo.

“Acho que estamos prestes a chegar ao ponto em que um lado ou outro terá sucesso”, disse um alto funcionário da Otan. “Ou os russos chegarão a Slovyansk e Kramatorsk ou os ucranianos os impedirão aqui. E se os militares da Ucrânia conseguirem manter sua linha de frente neste local, diante desse número de forças, isso será importante”.

As autoridades ocidentais acreditam amplamente que a Rússia está em uma posição mais favorável no leste. Ainda assim, “o progresso russo não é uma conclusão inevitável”, disse um alto funcionário do governo Biden.

À medida que as linhas de frente do conflito se estabeleceram em uma guerra de atrito construída em torno de artilharia, ambos os lados sofreram tremendas baixas e agora enfrentam potenciais déficits de mão de obra.

A Rússia também sofreu perdas de até um terço de sua força terrestre, e oficiais de inteligência dos EUA disseram publicamente que os militares russos lutarão para obter ganhos importantes sem uma mobilização completa, um movimento politicamente perigoso que Putin até agora não está disposto a fazer.

Por enquanto, a luta está centrada em duas cidades irmãs em lados opostos do rio Donets, Severodonetsk e Lysychansk. Os combatentes ucranianos estão quase completamente cercados em Severodonetsk.

Embora os analistas ocidentais acreditem que a Ucrânia tem uma chance melhor de defender Lysychansk, que fica em terreno alto, já existem sinais preocupantes de que a Rússia está tentando cortar as linhas de abastecimento da cidade.

“De muitas maneiras, o destino de nosso Donbass está sendo decidido” em torno dessas duas cidades, disse Zelensky na semana passada.

PLANTÃO DE INFORMAÇÕES

Aconteceu algo e quer compartilhar? Envie para nós!

Estamos nas redes sociais
Coloque o seu melhor e-mail e receba nossas atualizações

Ao repostar nosso conteúdo, dê os devidos créditos.