Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Google anuncia uso de IA para bloquear celulares roubados

Smartphone, celular, em uso.

O Google revelou uma nova funcionalidade para dispositivos Android que atua como um tipo de “modo antirroubo”. Este recurso, projetado para combater roubos, tem a capacidade de bloquear a tela do celular ao detectar movimentos bruscos indicativos de que o aparelho foi arrancado abruptamente da mão do usuário.

Intitulado “Theft Detection Lock” (“Bloqueio de Detecção de Roubo”), esse novo recurso foi anunciado durante o evento anual do Google para desenvolvedores, o Google I/O. De acordo com a empresa, estará disponível ainda este ano em dispositivos que executam o Android 10 ou superior.

“Este recurso utiliza a inteligência artificial do Google para identificar se alguém arranca o seu telefone das suas mãos e tenta fugir, seja correndo, andando de bicicleta ou de outra forma”, explica a empresa de busca.

Essa funcionalidade será particularmente útil em situações como o “ataque da gangue de bicicletas”, no qual criminosos atacam pedestres distraídos para roubar seus celulares. Esses incidentes se tornaram cada vez mais comuns, especialmente na região central da cidade de São Paulo.

Além disso, durante o evento, a empresa anunciou outras medidas para combater o roubo e furto de smartphones. Por exemplo, a tela do dispositivo será bloqueada caso o sistema detecte muitas tentativas de desbloqueio sem sucesso. O acesso aos conteúdos do celular também será bloqueado se houver várias tentativas consecutivas de desconectar o aparelho.

PLANTÃO DE INFORMAÇÕES

Aconteceu algo e quer compartilhar? Envie para nós!

Estamos nas redes sociais
Coloque o seu melhor e-mail e receba nossas atualizações

Ao repostar nosso conteúdo, dê os devidos créditos.