Gerente de TI da Coamo participa de encontro anual da UniTI

Resultado de um projeto de intercooperação do Plano Paraná Cooperativo 200 (PRC200), o planejamento estratégico do cooperativismo paranaense, a UniTI surgiu da união de cooperativas do ramo agropecuário no Paraná, com o propósito de reduzir custos, compartilhar serviços na área de TI e ampliar a competitividade. Para discutir o caminho percorrido até aqui e planejar os próximos passos, as integrantes da UNiTI estão reunidas, nesta quarta-feira (18/10), em seu 2º Encontro Anual, no Hotel Radisson, em Curitiba. Na abertura, o Sistema Ocepar foi representado pelo superintendente do Sescoop/PR, Leonardo Boesche.

O evento teve início com a palestra de Junior Borneli, fundador da StartSe, sobre “Organizações Infinitas”. Borneli compartilhou insights sobre como transformar desafios em oportunidades no cenário empresarial em constante evolução. A StartSe, uma plataforma de educação e conexões para empreendedores e executivos, é conhecida por sua capacidade de fomentar a inovação e o crescimento nos negócios.

Também pela manhã, Frederic Martineau e Fabiana Lopes apresentaram as “Macrotendências da tecnologia até 2023 e oportunidades para o agronegócio.” Martineau é um especialista em tecnologia e inovação, enquanto Lopes é renomada por seu conhecimento em agronegócio. Suas perspectivas contribuíram para orientar as cooperativas no aproveitamento das tendências tecnológicas para fortalecer o setor agropecuário.

À tarde, a atenção se voltou para a jornada da UniTI, consolidando seus fundamentos e analisando o caminho traçado, da operacionalização aos resultados do primeiro ciclo. Além disso, um workshop de cocriação para construção do plano de trabalho para 2024 ofereceu às cooperativas a oportunidade de moldar o futuro da UniTI de acordo com suas necessidades. O dia foi encerrado com a palestra “Especialista no impossível” de Léo Farah, compartilhando experiências reais, técnicas e aprendizados que contribuirão para o crescimento contínuo das cooperativas paranaenses.

Desde 2015, quando surgiu a primeira proposta para integrar as cooperativas paranaenses num grande projeto de Tecnologia de Informação, até a data histórica de 8 de dezembro de 2021, quando foi realizada, virtualmente, a Assembleia Geral de constituição da UniTI – Cooperativa Central de Tecnologia da Informação, foram muitas reuniões presenciais e on-line com as cooperativas interessadas. Nos dois últimos anos, e com destaque para 2021, durante a pandemia da Covid-19, todos os encontros foram realizados de forma virtual, sempre com suporte de profissionais do Sistema Ocepar, para que as lideranças pudessem analisar o estatuto e as proposições acerca de regras e atribuições operacionais e de governança de uma central cooperativa.

Como lembra o superintendente do Sescoop/PR, Leonardo Boesche, a ideia nasceu durante um Encontro de Núcleos Cooperativos, realizado em Campo Mourão em 2015. A proposta foi incorporada ao planejamento estratégico do PRC100 na época. “Tudo evoluiu ao ponto de dar origem à cooperativa central, constituindo-se em um marco histórico do cooperativismo paranaense com a participação de 21 delegados de cooperativas parceiras. Para isso, contou com a participação de técnicos da área de TI tanto das cooperativas como do Sistema Ocepar,” enfatizou Boesche. Ele também destacou que a UniTI é um dos 20 projetos do Plano Paraná Cooperativo, PRC200, de número 10, Compartilhamento de TI.

José Roberto Ricken, presidente do Sistema Ocepar, reforçou que a proposta demandou dois anos de estudos e elaboração até chegar à sua constituição, embasada nos critérios que norteiam a criação de organização dessa natureza. “Realmente, 8 de dezembro é um dia histórico para o cooperativismo pela criação da UniTI, cuja finalidade é compartilhar ações na área de TI. É um fato muito expressivo no cooperativismo do Paraná.”

A Cooperativa Central de Tecnologia da Informação (UniTI) é integrada pelas cooperativas Coamo, Cocamar, Copacol, Frísia, Integrada, Castrolanda, Frimesa, Agrária, Cocari, Capal, Bom Jesus, Copagril, Coagru, Camisc, Cooperante, Coopertradição, Primato, Coprossel, Unicampo, Lar e C.Vale. O diretor executivo é Alfredo Kugeratski Souza.

PLANTÃO DE INFORMAÇÕES

Aconteceu algo e quer compartilhar? Envie para nós!

Estamos nas redes sociais
Coloque o seu melhor e-mail e receba nossas atualizações

Ao repostar nosso conteúdo, dê os devidos créditos.