Na manhã desta quarta-feira (31/05) milhares de funcionários da Coamo participaram do Dia do Desafio 2023 em todas as unidades da cooperativa. A campanha é realizada em 14 países da América Latina e tem o objetivo de incentivar a prática de atividades físicas.
Neste ano, o tema da campanha foi “Driblando a inatividade” e, na Administração Central e em várias unidades da Coamo, o evento foi apoiado por instrutores do Serviço Social do Comércio (Sesc), que conduziram 15 minutos de alongamento e aquecimento junto aos participantes, substituindo a tradicional ginástica laboral que é realizada diariamente pelos funcionários.
O técnico de atividades do SESC/PR, Marcos Cruz, explica que a campanha é muito importante para conscientizar a sociedade sobre a importância da realização de atividades físicas, destacando que a adoção dessas práticas ajuda também a melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores. “Nesse meio empresarial, onde as pessoas ficam muito concentradas numa mesma atividade, é muito importante ter esse tipo de atividade que estimula os funcionários”, complementa.
O Dia do Desafio é um convite para a prática de esportes e atividades físicas por instituições públicas e privadas. Então, subir escadas, pular corda, dançar, correr, fazer ginástica, andar de bicicleta foram ações sugeridas pela organização aos participantes.
HISTÓRIA – A iniciativa do Dia do Desafio foi criada em 1983, no Canadá, pelo prefeito da cidade de Saskatoon. Em meio a um inverno rigoroso, ele sugeriu que a comunidade fosse realizar uma caminhada para se aquecer. Nos anos seguintes, as cidades vizinhas passaram a ser convidadas para participar da mobilização.
O Dia do Desafio é realizado anualmente, sempre na última quarta-feira do mês de maio, e propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, durante 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física.