
A fumaça proveniente das queimadas no Pantanal, bioma localizado no Centro-Oeste do Brasil, está atingindo várias cidades do Vale do Ivaí e no Paraná, gerando preocupações ambientais e consequências climáticas. Nos últimos dias, o Pantanal enfrenta uma série de incêndios ambientais, totalizando 71 eventos de fogo somente desde a última quinta-feira (16).
Desde o início do ano, mais de um milhão de hectares do Pantanal foram consumidos pelas chamas, principalmente nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, conforme dados do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).
O fenômeno da fumaça atingiu com maior intensidade as regiões Noroeste e Oeste do estado do Paraná, conforme explicou o meteorologista Lizandro Jacóbsen em nota divulgada nas redes sociais do Simepar. A população dessas áreas e também da região do Vale do Ivaí tem notado a presença marcante da fumaça, que não apenas compromete a qualidade do ar, mas também levanta questões sobre os impactos na saúde humana e nos ecossistemas locais.
De acordo com Jacóbsen, a qualidade do ar fica bastante prejudicada em função da presença da fumaça, porém a situação deve mudar nos próximos dias, já que há previsão de chuva para a região, o que deve “limpar” a atmosfera.