Um dos princípios do cooperativismo é a educação, informação e formação, na Cocari, encerramos os ciclos dos programas de formação, incluindo a capacitação de conselheiros, Liderança Feminina e Geração AgroJovem. Realizadas em parceria com o Sescoop e a Universidade Federal do Paraná (UFPR), as iniciativas visam capacitar e empoderar os associados, promovendo sustentabilidade e inovação no agronegócio.
O programa de formação de conselheiros contou com 32 participantes que, ao longo de cinco módulos e 40 horas de aprendizado, desenvolveram habilidades em gestão, governança e tomada de decisões estratégicas. “A capacitação fortaleceu a governança e preparou líderes para decisões mais assertivas, alinhadas aos objetivos da cooperativa”, afirma Hugo Carnelossi, supervisor de cooperativismo da Cocari. Rubens Brito, cooperado de Ortigueira, destacou o impacto positivo da formação: “Aprendi sobre o sistema cooperativo, gestão de conflitos e liderança, o que ampliou minha visão como conselheiro e meu engajamento com a cooperativa”.
Jovens e mulheres assumem protagonismo no cooperativismo
O programa Geração AgroJovem formou jovens entre 18 e 30 anos, ao longo de 64 horas, preparando-os para a gestão de propriedades e futuramente para a gestão da cooperativa. Com temas como sucessão familiar, gestão financeira e inovação, o curso capacitou uma nova geração para liderar os negócios familiares. “A formação despertou meu interesse pelo negócio da família, ajudando a equilibrar tradição e inovação na sucessão familiar”, compartilha Luís Felipe Ribeiro Silva, de Placa Luar.
A formação do Programa de Liderança Feminina impactou diretamente na autonomia e no espírito de liderança. Com 192 horas de aprendizado em gestão, empreendedorismo e desenvolvimento pessoal, o curso empoderou as participantes a contribuírem de forma ativa nas propriedades e no cooperativismo. “Foi um grande despertar. Hoje sou cooperada, atuo no Conselho Estratégico e tenho uma visão ampliada sobre o papel da cooperativa e da mulher propriedade, na cooperativa e no agronegócio”, relata Adriana Teston, de Jandaia do Sul.
Além da formação teórica, os jovens e as mulheres integrantes do programa participaram de uma viagem técnica, vivenciando na prática os conteúdos abordados em sala de aula. Durante a experiência, visitaram as concessionárias Tratornew e Tratorcase, o complexo da cooperativa Coonagro — onde puderam conhecer todo o ciclo de produção de defensivos, destacando a participação da Cocari na intercooperação —, e o Porto de Paranaguá, para compreender o processo de escoamento de grãos. A jornada foi encerrada com a visita a uma propriedade rural gerida por três irmãos, exemplo de sucesso na sucessão familiar no campo.
Investindo no futuro do cooperativismo
Para a Cocari, investir em formação vai além da qualificação técnica, é construir um futuro sustentável para a cooperativa, cooperados e o agronegócio. “Capacitar conselheiros, jovens e mulheres é garantir uma base sólida de liderança, inovação e continuidade dos negócios familiares”, ressalta Hugo Carnelossi.
Essas iniciativas reforçam o compromisso da cooperativa com o desenvolvimento humano e o fortalecimento de sua base associativa, preparando os cooperados para enfrentar os desafios do setor com confiança e visão estratégica.