Foguete Starship explode no seu primeiro voo de teste

Foto: Youtube/@SpaceX

O Starship, maior foguete do mundo, foi lançado nesta quinta-feira (20), a partir da base espacial da SpaceX em Boca Chica, no Texas. No entanto, o voo teste não foi bem sucedido, com o foguete explodindo no ar pouco depois da decolagem, tudo foi transmitido ao vivo pela empresa liderada por Elon Musk.

Embora a decolagem inicial tenha ocorrido com sucesso, alguns motores não ligaram, e a separação programada do propulsor da cápsula da Starship não ocorreu e o foguete acabou explodindo. Elon Musk parabenizou a equipe da SpaceX pelo teste, dizendo que eles aprenderam muito para o próximo lançamento de teste que ocorrerá em alguns meses. A empresa disse que continuará a revisar os dados e trabalhar no próximo teste de voo.

Veja o momento do lançamento:

A cápsula Starship foi selecionada pela NASA para transportar astronautas em sua missão Artemis III à Lua, com lançamento previsto para o final de 2025. O Starship consiste em uma cápsula reutilizável de 50 metros de altura que transporta equipamentos e carga, além do propulsor de foguete Super Heavy de primeiro estágio, que tem cerca de 70 metros.

Em fevereiro, a SpaceX realizou com sucesso um teste de lançamento do primeiro estágio da Starship, utilizando todos os 33 motores Raptor. O teste, conhecido como lançamento estático, foi realizado com o propulsor Super Heavy preso ao solo para evitar a decolagem. Apesar disso, o foguete ainda não voou em sua configuração completa, com o primeiro estágio em operação.

Enquanto isso, a NASA planeja levar astronautas à órbita lunar em novembro de 2024 usando seu próprio foguete, o Space Launch System (SLS), que tem sido desenvolvido há mais de 10 anos. No entanto, a Starship é maior e mais poderosa que o SLS, com um empuxo de 17 milhões de libras, mais do que o dobro dos foguetes Saturn V que foram usados para enviar astronautas às missões Apollo na Lua.

A SpaceX tem planos de lançar a nave em órbita e reabastecê-la para permitir sua jornada para Marte e além. Essa abordagem reutilizável tem como objetivo reduzir os custos das missões, com cada voo da Starship podendo custar menos de US$ 10 milhões, de acordo com Elon Musk, no início do ano passado.

Com informações da SpaceX e Jovem Pan

PLANTÃO DE INFORMAÇÕES

Aconteceu algo e quer compartilhar? Envie para nós!

Estamos nas redes sociais
Coloque o seu melhor e-mail e receba nossas atualizações

Ao repostar nosso conteúdo, dê os devidos créditos.