Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Filamento solar 30 vezes maior que a Terra deve nos atingir nesta sexta, diz NASA

Especialistas alertaram para poderosas tempestades solares que podem atingir a Terra hoje. Segundo eles, o rompimento de um gigantesco filamento do Sol semelhante a um “cânion de fogo” pode causar grandes interrupções, destruindo satélites e desestabilizando redes de energia em várias partes do planeta. O filamento mede 384.400 quilômetros de comprimento, que, a título de comparação, é 30 vezes o tamanho da Terra, que tem 12.742 quilômetros de diâmetro.

O filamento solar explodindo vai bater diretamente na Terra hoje e deve causar uma tempestade geomagnética da classe G-1, com alguns especialistas sugerindo que a tempestade pode ser muito mais poderosa no G-3. Felizmente, o G-1 é a forma mais fraca de uma tempestade geomagnética, alertando a NASA sobre as fracas flutuações da rede elétrica e pequenas interrupções nas operações dos satélites.

Uma tempestade geomagnética G-3 é classificada como forte e, de acordo com a NASA, causaria interrupções na energia e poderia desorientar satélites de órbita terrestre baixa.

Segundo o site Space Weather, os observadores solares avistaram os filamentos pela primeira vez em 12 de julho, quando eles apareceram semelhantes a fios contra o fundo brilhante do Sol. Três dias depois, o Solar Dynamics Observatory da NASA registrou uma erupção quando “um filamento escuro de magnetismo saiu da atmosfera do sol, esculpindo um gigantesco ‘cânion de fogo’”, escreveram especialistas do spaceweather.com.

Yahoo

PLANTÃO DE INFORMAÇÕES

Aconteceu algo e quer compartilhar? Envie para nós!

Estamos nas redes sociais
Coloque o seu melhor e-mail e receba nossas atualizações

Ao repostar nosso conteúdo, dê os devidos créditos.