A Secretaria Municipal de Saúde, segue firme na Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza 2025, com foco na proteção dos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. Nesta semana, profissionais de saúde visitaram o Lar do Idosos, São Vicente de Paulo e Pastor Luiz Santiago, imunizando os idosos acolhidos nessas instituições, que fazem parte do público-alvo da campanha.
A campanha começou oficialmente em 1º de abril no município e segue o calendário nacional, com a meta de imunizar pelo menos 90% das crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas e idosos com 60 anos ou mais.
A vacinação também continua na Unidade Básica de Saúde Central, Neide Lara Hass, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h, sendo necessário apresentar cartão SUS e CPF para se vacinar. Secretaria Municipal de Saúde já se prepara para o grande “Dia D de Mobilização Contra a Gripe”, agendado para o dia 10 de maio.
Os grupos prioritários incluem:
- Idosos com 60 anos ou mais
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
- Gestantes e puérperas
- Trabalhadores da saúde
- Professores
- Povos indígenas
- Pessoas com doenças crônicas e deficiências permanentes
- Profissionais das forças de segurança, salvamento, forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, portuários, Correios, população privada de liberdade, adolescentes e jovens em medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional, quilombolas, e pessoas com condições clínicas especiais como doenças respiratórias, cardíacas, renais, hepáticas, neurológicas, diabetes, imunossupressão, obesidade grau III e transplantados.
A vacinação é uma medida importante para prevenir complicações graves e óbitos causados pela gripe, especialmente com a chegada dos meses mais frios. A equipe de imunização reforça que vacinar-se é um ato de cuidado e responsabilidade para proteger a si mesmo e a comunidade.