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Falha global da Amazon afeta atendimento via Whatsapp da Sanepar

O problema é resultado de um apagão nos serviços da Amazon Web Services (AWS), a plataforma de computação em nuvem utilizada por milhares de empresas globalmente

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) informa a seus clientes que o canal de atendimento via WhatsApp encontra-se temporariamente indisponível nesta segunda-feira (20), devido a uma falha externa. O problema é resultado de um apagão nos serviços da Amazon Web Services (AWS), a plataforma de computação em nuvem utilizada por milhares de empresas globalmente, incluindo sistemas que dão suporte ao aplicativo WhatsApp.

A Sanepar esclarece que a instabilidade é totalmente externa à sua infraestrutura de tecnologia e se deve à dependência da plataforma de terceiros para a operação do aplicativo de mensagens. Equipes de tecnologia da Sanepar monitoram de perto a situação e aguardam a normalização dos serviços pela provedora global de nuvem para restabelecer o atendimento via WhatsApp.

CANAIS ALTERNATIVOS – Enquanto a situação não é normalizada, a Sanepar reforça que o atendimento ao cliente continua disponível 24 horas por dia por meio dos seguintes canais:
1) Telefone: 0800 200 0115
2) Aplicativo: Sanepar Mobile (disponível para Android e iOS)
3) Site oficial: www.sanepar.com.br (para serviços como 2ª via de conta, consulta de débitos e informações)

CUIDADOS – A Sanepar reforça a orientação aos usuários para que, ao pedir serviços via internet, acessem apenas o endereço oficial da empresa, o www.sanepar.com.br. Preferencialmente, o acesso deve ser feito digitando a URL no navegador.

Qualquer variação do endereço que não seja www.sanepar.com.br não deve ser acessada, evitando o risco de fraudes. Em plataformas de busca, como o Google, em especial, a atenção deve ser redobrada e o usuário não deve clicar em links patrocinados que usem o nome da Sanepar.