Na tarde desta quarta-feira (11), usuários brasileiros relataram dificuldades para acessar e utilizar o WhatsApp, Instagram e Facebook. O problema também afetou o Messenger e o WhatsApp Business.
Os primeiros relatos de falhas no WhatsApp surgiram por volta das 14h30. Segundo o site Downdetector, que monitora o funcionamento de serviços digitais, mais de 70 mil reclamações foram registradas no Brasil. As principais queixas estavam relacionadas a falhas no envio de mensagens, carregamento de mídias e acesso à versão web.
Conforme os dados do Downdetector, cerca de 69% dos usuários reclamaram de falhas no envio de mensagens, enquanto outros relataram dificuldades para acessar a plataforma e efetuar login.
A situação começou a se normalizar após as 15h30, mas usuários de outros países, como Argentina, Colômbia, Canadá, México, Estados Unidos e Índia, também enfrentaram dificuldades para acessar as plataformas.
Além do WhatsApp, o Instagram e o Facebook apresentaram instabilidade. No auge da queda, foram registradas mais de 3.400 notificações de problemas no Instagram e cerca de 1.300 no Facebook, segundo o Downdetector.
Até o momento, a Meta, empresa responsável pelas plataformas, não se pronunciou oficialmente sobre as causas da instabilidade.