FAB nega que Jornal Nacional tenha obtido acesso às caixas-pretas de avião que caiu em Vinhedo

A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), emitiu uma nota nesta quarta-feira, 14, negando que veículos de imprensa tenham tido acesso a informações provenientes das gravações de voo do voo 2283 da Voepass, que caiu em Vinhedo, São Paulo, na sexta-feira passada, 9 de agosto. A queda da aeronave resultou na morte de 62 pessoas.

Apesar da declaração oficial, o Jornal Nacional, da TV Globo, afirmou em sua edição desta quarta-feira que teve acesso à caixa-preta do avião modelo ATR-72. De acordo com a emissora, o gravador de voz da aeronave capturou diálogos tensos nos momentos que antecederam o acidente. Segundo a reportagem, o copiloto teria mencionado a necessidade de “dar potência” à aeronave em uma tentativa de estabilizá-la, enquanto gritos de pânico ecoavam na cabine.

A reportagem do Jornal Nacional também destacou que, aproximadamente um minuto após o início desse diálogo, ocorreu o impacto com o solo, e a gravação foi encerrada abruptamente com sons de gritos seguidos por um estrondo, sugerindo a violência do impacto.

A FAB informou que um relatório preliminar contendo dados sobre o acidente está previsto para ser divulgado em até 30 dias, conforme anunciou no último domingo, 11 de agosto. Este relatório deve trazer as primeiras conclusões sobre as causas do acidente, mas a investigação completa pode levar meses para ser concluída, dependendo da complexidade do caso.

Veja abaixo a íntegra da nota emitida pelo CENIPA.

PLANTÃO DE INFORMAÇÕES

Aconteceu algo e quer compartilhar? Envie para nós!

Estamos nas redes sociais
Coloque o seu melhor e-mail e receba nossas atualizações

Ao repostar nosso conteúdo, dê os devidos créditos.