As exportações de café cresceram de outubro para novembro, mantendo o volume escoado na parcial da safra 2022/23 (de julho/22 a novembro/22) levemente superior ao do mesmo período da temporada anterior. É o que aponta nota divulgada no dia 21 de dezembro pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Cepea/Esalq – USP).
Conforme pesquisadores do Cepea, o melhor desempenho das vendas externas de café em 2022 representa uma recuperação e é explicado pela safra recém-colhida no Brasil ter sido de bienalidade positiva e também pela redução dos entraves logísticos mundiais.
Durante a temporada passada, exportadores brasileiros lidaram com oferta menor que a atual e muitos problemas logísticos, como falta de contêineres, altos valores de frete, atrasos nos portos, entre outros, limitando os embarques do grão.
De forma geral, ainda que os volumes escoados ao longo da safra atual ultrapassem os números da safra anterior, agentes do setor cafeeiro nacional indicam que os envios externos em 2022/23 podem ficar abaixo do esperado e/ou registrado em temporadas anteriores de bienalidade alta.
Redação Cocari com informações do Cepea