Durante reparos no esgoto de um parque em Roma, funcionários da empresa contratada encontraram uma estátua do deus Hércules, na quarta-feira 1˚. A relíquia data do período imperial romano (27 a. C a 476 d. C) e foi achada perto da Via Ápia, uma das estradas mais ilustres da Itália.
A estrutura do parque remonta ao século passado e, em virtude disso, desabou, além de provocar a abertura de fissuras na terra. Como é comum em Roma, escavações, que chegam a até 20 metros de profundidade, são acompanhadas por arqueólogos.
Al @archeoappia iniziano le operazioni preliminari al restauro della statua ritrovata.#ercole #hercules #appiaantica #viaappia #reginaviarum pic.twitter.com/HP5wYW06wU
— Ministero della Cultura (@MiC_Italia) January 30, 2023
A estátua encontra-se em bom estado de conservação. “As fotos não dão ideia de seu tamanho real: quando eu vi, fiquei espantada”, disse a diretora do Parque, Simone Quilici, ao jornal Corriere. “Ela, provavelmente, era de uma personalidade importante da época.”
Para a diretora, “não é incomum encontrar em Roma artefatos antigos, mas neste caso, a sensação é a de que trata-se de um achado particularmente importante”. O Ministério da Cultura da Itália anunciou a restauração da estátua de Hércules.
Revista Oeste