Mensagens Personalizadas
Edit Content
Edit Content

Encontro de Verão reúne mais de cinco mil pessoas na Fazenda Experimental da Coamo

Evento mantém o foco técnico por meio da apresentação de tecnologias, resultados de pesquisas e práticas de manejo testadas pela cooperativa, com aplicação direta na rotina das propriedades

Durante cinco dias, de 15 a 19 de dezembro, a Fazenda Experimental da Coamo, em Campo Mourão (Centro-Oeste do Paraná), voltou a ser ponto de encontro de cooperados, famílias, técnicos e parceiros na 38ª edição do Encontro de Verão. Tradicionalmente realizado em fevereiro, o evento foi antecipado para dezembro como estratégia para se adequar ao calendário agrícola, evitando o período de colheita da soja e o plantio do milho segunda safra, fases que exigem mais presença do cooperado na propriedade. A mudança também favoreceu a participação das famílias cooperadas, especialmente em razão das férias escolares e da menor concentração de atividades no campo neste período. Ao longo da semana, mais de cinco mil pessoas passaram pela Fazenda Experimental, entre cooperados, equipe técnica da Coamo e representantes de empresas parceiras, que participaram das estações técnicas, exposições de maquinários e implementos agrícolas e momentos de troca de informações.

O presidente do Conselho de Administração da Coamo, José Aroldo Gallassini, destaca que o Encontro de Verão reforça a filosofia do cooperativismo com a difusão de tecnologia. “O evento é uma oportunidade para apresentar ao quadro social novas práticas e sistemas desenvolvidos a partir de experimentos conduzidos na estação experimental, em parceria com empresas, a Embrapa e órgãos de pesquisa governamentais. As informações envolvem novas variedades, práticas de conservação do solo e manejo da fertilidade, que são testadas antes de serem recomendadas aos cooperados. Esse conjunto de ações oferece segurança e fortalece o cooperado”, comenta.

O presidente Executivo da Coamo, Airton Galinari, avalia de forma positiva a realização da 38ª edição do Encontro de Verão na Fazenda Experimental, especialmente após a mudança do período do evento para o mês de dezembro. Segundo ele, a antecipação da data contribuiu para ampliar a participação das famílias cooperadas, favorecidas pelo período de férias escolares e pela menor demanda de atividades no campo nesse momento do calendário agrícola. “A mudança de data se consolida porque permite maior presença das famílias e não concorre com etapas importantes da colheita e do plantio da segunda safra”, afirma.

De acordo com o diretor de Suprimentos e Assistência Técnica da Coamo, Aquiles de Oliveira Dias, o encerramento com eventos técnicos da Coamo em 2025 foi marcado por uma agenda voltada à tecnologia, com os encontros nas Fazendas Experimentais da Coamo em Campo Mourão e Dourados, no Mato Grosso do Sul. “A difusão de tecnologia integra o posicionamento da cooperativa e orienta as ações voltadas à capacitação de cooperados e equipes técnicas.”

Ele explica que o evento tradicionalmente realizado entre janeiro e início de fevereiro foi antecipado para dezembro, ainda dentro do calendário de 2025. “O objetivo foi mostrar as tecnologias e o desenvolvimento das lavouras, permitindo que o cooperado aplique essas informações de forma imediata em sua propriedade”, afirma. O diretor ressalta que a antecipação do plantio da soja e a busca por uma melhor janela para o milho segunda safra influenciaram a mudança de data. “Em dezembro, o cooperado tem mais condições de participar e aproveitar o conteúdo técnico”, destaca.

O 38º Encontro de Verão também contou com uma exposição de máquinas e implementos agrícolas, permitindo aos cooperados conhecerem tecnologias disponíveis no mercado durante a programação do evento. A exposição teve a participação de parceiros da cooperativa, que montaram estandes para apresentar soluções voltadas a produtores de diferentes perfis. “O cooperado encontra opções para pequenos, médios e grandes sistemas de produção”, afirma Paulo Roberto Bacini, gerente de Fornecimento de Bens de Lojas da Coamo.

Bacini explica que o espaço foi organizado para facilitar o contato dos cooperados com novas máquinas e implementos, possibilitando o planejamento da próxima safra. “É uma oportunidade para o cooperado avaliar tecnologias e planejar investimentos”, destaca.

PLANTÃO DE INFORMAÇÕES

Aconteceu algo e quer compartilhar? Envie para nós!

Estamos nas redes sociais
Coloque o seu melhor e-mail e receba nossas atualizações