Em um dia histórico, Mauá da Serra implanta o Corpo de Bombeiros Integrado

Na última quinta-feira (4), um marco histórico foi alcançado com a inauguração do Posto do Corpo de Bombeiros Integrado de Mauá da Serra, resultado de uma parceria entre o governo do estado do Paraná e a prefeitura. A cerimônia contou com a presença do prefeito Hermes Wicthoff, da vice-prefeita Tânia Macedo, dos vereadores, entre eles, o Nelson Boni, que falou em nome dos demais, do comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR), coronel Manoel Vasco de Figueiredo Junior, e do deputado Alexandre Curi, comandante do 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado Sentinela do Norte do Paraná (30º BIMec), tenente-coronel Alexandre Pereira Figueiredo, entre outras autoridades políticas, lideranças locais e religiosas.

O novo modelo de integração, aprovado pela Assembleia Legislativa, permite que o atendimento aos cidadãos seja feito tanto por Bombeiros Militares aprovados em concurso no Paraná quanto por Agentes da Defesa Civil contratados pelo município. O coronel Manoel Vasco destacou que este formato tem se mostrado eficaz, possibilitando a presença dos Bombeiros em áreas estratégicas anteriormente desassistidas, como Mauá da Serra, que estava distante dos quarteis de Apucarana, Telêmaco e Ivaiporã, mas localizada em uma região de alta incidência de acidentes, especialmente na “Serra do Cadeado”.

O prefeito Hermes Wicthoff, utilizando as vestimentas dos socorristas, utilizou um desencarcerador para cortar a corrente e marcar oficialmente a inauguração. Ele relembrou, em seu discurso, as dificuldades enfrentadas em 2022, quando um temporal atingiu a cidade durante o segundo turno das eleições, causando danos significativos, foi o início da debate sobre a necessidade de um quartel em Mauá. “Através das dificuldades, as coisas acontecem”, afirmou Hermes.

Ele destacou ainda diversas conquistas de sua gestão, como a assinatura de um convênio de 14 milhões de reais para a criação de salas de cirurgia no Consórcio Intermunicipal de Saúde (CISVIR), do qual é presidente e também beneficiária sua cidade, e a obtenção de recursos para pavimentação, construção de um CRAS e de uma creche, assim como inúmeras obras. O novo Posto do Corpo de Bombeiros, localizado na Rua Rosas Miguel, nº 64, Jardim São Luís, faz parte do 11º Grupamento de Bombeiros de Apucarana e promete trazer significativa melhoria na segurança e agilidade no atendimento de emergências na região. Com um caminhão e uma ambulância à disposição, além de 12 agentes, a unidade está preparada para responder de forma rápida e eficaz, especialmente na Serra do Cadeado e nas rodovias que ligam Mauá da Serra a Tamarana, Faxinal e Marilândia do Sul.

O prefeito Hermes também anunciou planos para a construção de uma nova sede para o Corpo de Bombeiros em um terreno próximo à Lagoa, com o objetivo de ampliar a estrutura e aumentar o efetivo. Em breve, novos agentes serão contratados chegando ao número de 20. “Foi um dia de emoção, conquista e realização de um sonho”, concluiu o prefeito, agradecendo a todos os parceiros e colaboradores. A inauguração do Posto do Corpo de Bombeiros em Mauá da Serra representa um avanço significativo para a segurança da população, garantindo um atendimento mais eficiente e salvando vidas em situações de emergência.

HOMENAGEM – Durante o evento, a CEO da SL Alimentos, Roberta Meneghel, uma empresa com sede em Mauá da Serra, entregou um placa em homenagem os Bombeiros que trabalharam horas para conseguir resgatar com vida, um trabalhador que caiu em um silo com grãos em Califórnia. A imprensa da região acompanhou o socorro dramático, que demorou horas, mas terminou com final feliz.

PLANTÃO DE INFORMAÇÕES

Aconteceu algo e quer compartilhar? Envie para nós!

Estamos nas redes sociais
Coloque o seu melhor e-mail e receba nossas atualizações

Ao repostar nosso conteúdo, dê os devidos créditos.