Eclipse solar total ocorre em 8 de abril

Estamos à beira de presenciar mais um eclipse solar total, quando a Lua cobre completamente o Sol. De acordo com informações da Nasa, este evento está programado para ocorrer na segunda-feira (8), às 16h (horário de Brasília). Apesar da empolgação, este espetáculo cósmico não será visível do Brasil, somente em algumas regiões do México, Canadá e Estados Unidos.

Para os entusiastas da astronomia, será possível acompanhar o eclipse através do site da Nasa, que oferecerá transmissão ao vivo de várias localidades dos Estados Unidos. Além disso, a agência espacial disponibilizará imagens do fenômeno captadas por diferentes telescópios.

Eclipse Solar Total
Um eclipse do Sol ocorre quando a Lua fica entre o Sol e a Terra projetando uma sombra sobre a Terra. Assim como no caso do eclipse da Lua, temos dois tipos de sombra: a umbra e a penumbra.

Se o observador está na estreita faixa da Terra atingida pela umbra, ele vai ver o eclipse como total. Se está na área atingida pela penumbra, verá como parcial. No Brasil, infelizmente, este eclipse de 8 de abril não será visível.

Neste caso, o caminho estreito da totalidade – onde a Lua cobre completamente o Sol, causando um eclipse total – atravessará o México, os Estados Unidos e o Canadá. Um eclipse parcial será visível em quase toda a América do Norte e em uma faixa da Europa Ocidental.

Em média, um eclipse total do Sol acontece a cada 18 meses, mas por serem visíveis somente em uma estreita faixa sobre a Terra, parecem muito raros.

PLANTÃO DE INFORMAÇÕES

Aconteceu algo e quer compartilhar? Envie para nós!

Estamos nas redes sociais
Coloque o seu melhor e-mail e receba nossas atualizações

Ao repostar nosso conteúdo, dê os devidos créditos.