Drones compõem o serviço de Inteligência Agronômica da Cocari que é impulsionado por agricultura de precisão

A agricultura vem se beneficiando do uso de tecnologias avançadas para otimização e monitoramento das atividades agrícolas.

O aumento contínuo do uso de drones nas práticas de agricultura de precisão tem impulsionado o crescimento do mercado de drones agrícolas, que alcançou um valor de US$ 7,9 bilhões em 2022, está projetado para crescer significativamente, com uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 20,1% entre 2024 e 2032. 

Um fator crucial para a expansão deste mercado é o influxo de subsídios, concessões e políticas regulatórias que facilitam a adoção de drones por agricultores. Governos de diversos países têm promovido campanhas de conscientização, programas de treinamento e pesquisas colaborativas para criar um ambiente propício à integração dessas tecnologias na agricultura.

Inteligência agronômica da Cocari

A Cocari mantém um setor de Inteligência Agronômica, com diversos serviços de Inovação Agrícola que, em conjunto com o setor de CRM e com o CEMAC – Centro de Monitoramento Agrícola Cocari, realiza o monitoramento das propriedades analisando os dados gerados no campo através de imagens digitais de satélites, e drones, dados de estações meteorológicas, dados climáticos, books de agricultura de precisão e de fontes como maquinários e sensores de solo, a fim de antecipar condições futuras da lavoura e mitigar os riscos agrícolas.

Essa tecnologia oferece aos agricultores uma visão aérea detalhada sobre a saúde das culturas, possibilitando a identificação precoce de doenças e pragas, além de monitorar as condições gerais das plantações. 

Segmentação 

O setor de drones agrícolas é segmentado em três principais categorias: produto, aplicação e região. 

Em termos de produto, o segmento de software destacou-se em 2022 e deve continuar ganhando relevância até 2032. 

No que diz respeito às aplicações, o uso de drones no reconhecimento de safras deve experimentar uma demanda crescente até 2032. 

A importância do software de drones agrícolas, por exemplo, reside na sua capacidade de aprimorar a análise de dados, oferecendo aos agricultores insights valiosos para a agricultura de precisão, incluindo monitoramento de safra, previsão de rendimento e mapeamento de campo. 

A integração de algoritmos de aprendizado de máquina (ML) é um dos fatores que devem impulsionar a adoção dessas soluções, otimizando ainda mais as práticas agrícolas.

A Cocari acompanha as transformações digitais, auxiliando o cooperado no planejamento das safras e nas decisões durante cada ciclo e cultura, com soluções baseadas na realidade de cada produtor. 

Redação Cocari, com informações do Portal futurefarming.com.

PLANTÃO DE INFORMAÇÕES

Aconteceu algo e quer compartilhar? Envie para nós!

Estamos nas redes sociais
Coloque o seu melhor e-mail e receba nossas atualizações

Ao repostar nosso conteúdo, dê os devidos créditos.