Neste sábado (13), o ex-presidente Donald Trump, de 78 anos, foi retirado do palco durante um comício na Pensilvânia, Estados Unidos, após tiros serem ouvidos. Trump foi atingido de raspão na orelha e imediatamente escoltado por seguranças, que o retiraram do palco. Durante o incidente, ele ainda respondeu à multidão e ergueu o punho.
De acordo com um comunicado do Serviço Secreto dos Estados Unidos, um atirador disparou várias vezes em direção ao palco de uma “posição elevada” fora do local do comício. Agentes de segurança conseguiram neutralizar o atirador, garantindo a segurança do ex-presidente, que foi rapidamente levado para fora do local em um veículo.
No ataque, Trump ficou ferido e foi levado ao hospital. Um homem que assistia ao comício morreu, e outros dois foram socorridos em estado grave. O suposto atirador foi morto por agentes de segurança e foi identificado pelo FBI como Thomas Matthew Crooks, de 20 anos. Apesar de ser filiado ao Partido Republicano, Crooks havia feito uma doação de US$ 15 em 2021 para um grupo que incentiva liberais a votarem.
O FBI ainda investiga a motivação do ataque, que foi classificado pelas forças de segurança como uma tentativa de homicídio.